Via urbana sem distribuição de trânsito local
Transformar a 2ª Circular numa “via urbana de facto” parece ser o objectivo que preside à grande intervenção que a autarquia de Lisboa está a preparar para esta estrada. Desse conjunto de obras “a executar de imediato”, segundo um relatório a que o Expresso terá tido acesso, prevê-se o encerramento de alguns nós e ligações 1.
Algumas das situações consideradas pelos peritos camarários como de “conflito extremamente perigoso, quer para os utentes da 2ª Circular, quer para os habitantes do bairro”, e tidas em conta para sofrer modificações, incluem o acesso ao Bairro da Encarnação. Também em alternativa, vão ser inseridas vias de aceleração em locais como o acesso das Calvanas para quem segue para a A1, das entradas da Rotunda do Aeroporto, ou do Eixo Norte-Sul e da Estrada da Luz. Para além destas alterações nos acessos haverá também remodelações entre a Av. da Pontinha (Colombo) e a Av. Lusíada, bem como na saída para a Estrada da Luz, em direcção a Sete Rios.
Mas uma outra intervenção prevista é na saída da 2ª circular para Telheiras, localizada logo após o Colégio Alemão. Curiosamente, uma das entradas para a urbanização, via Bairro Jardim, com uma faixa de rodagem extra para desaceleração antes da saída, e com lombas - por sinal de fraca qualidade - redutoras de velocidade à entrada da zona habitacional e de atravessamento da pista ciclável entre Telheiras e Entrecampos.
Neste acesso, a supressão da saída da via constituirá uma situação verdadeiramente inexplicável. Mais. Metodologicamente costuma descrever-se e estudar-se um problema antes de se adoptar a melhor solução, porém, para já não aparece qualquer justificação baseada no número e tipo de acidentes registados no local, o que já por si não é um bom sinal. Diz a sabedoria popular que “cadelas apressadas têm crias cegas”.
Noutras entradas em Lisboa, como pela auto-estrada do Norte e pela Radial de Sintra, vão ser “marcadas” pela criação de ‘Portas da Cidade’ - uma forma “de garantir a transição entre ambientes rodoviários distintos, induzindo à redução da velocidade de circulação”. No nó do Ralis vão ser removidos todos os painéis publicitários e árvores e rectificadas as copas das árvores existentes junto ao viaduto do relógio. Fonte ligada ao processo disse estar ainda “a Câmara a fazer a avaliação dos custos da intervenção”, não estando por enquanto definido o calendário da sua execução 2.
A alternativa viária seria, bem pelo contrário, a transformação da 2ª circular em via de circulação local, permitindo um outro tipo de escoamento do trânsito. Espera-se também que o programa de obras tenha uma apresentação pública, seguida de debate pelas diversas associações de moradores das zonas afectadas.
1. Ver http://expresso.clix.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=ex.stories/151017
2. Ver http://radares50-80.blogspot.com/2007/10/cmara-de-lisboa-muda-acessos-segunda.html