Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CDU LUMIAR

Blogue conjunto do PCP e do PEV Lumiar. Participar é obrigatório! Vê também o sítio www.cdulumiar.no.sapo.pt

CDU LUMIAR

Blogue conjunto do PCP e do PEV Lumiar. Participar é obrigatório! Vê também o sítio www.cdulumiar.no.sapo.pt

Basta de tanto acidente

Sobreda, 06.11.07

O atropelamento de avó e netos ontem em Tires e o grave acidente entre um ligeiro e um pesado próximo de Vila Velha de Ródão justificam que se volte ao tema dos acidentes [a que se deve juntar o acidente mortal da semana passada na Av. Infante D. Henrique, entre a Estação Fluvial e o Ministério das Finanças].

E que se volte com um apelo ao Governo, aos deputados, aos autarcas, aos responsáveis pelas estradas nacionais, enfim, a quem manda; a quem pode alterar leis, a quem pode zelar pelo bom estado das estradas, a quem, por força da posição que ocupa, por já ter dedicado muitas horas a pensar nisto, pode ter algo a dizer que contribua para inverter uma situação que parece indomável e que se traduz em números estupidamente elevados de mortos e feridos. Reforço estupidamente elevados.

É preciso inverter a situação!

Somos, seguramente, um país de maus condutores. Melhore-se o ensino da condução, exija-se mais às escolas. Somos de cometer excessos, desde logo de velocidade. Vigie-se a sério. Em vez da caça à multa fácil na auto-estrada, onde o limite até é capaz de ser baixo, vigie-se pedagogicamente. E puna-se com mais severidade as manobras perigosas. Nas povoações, como no interior das cidades, introduza-se semáforos dissuasores da velocidade. Arranje-se as estradas e as ruas das cidades bermas altas e buracos são ratoeiras perigosas. Vigie-se mais o parque automóvel e as empresas a quem compete certificar a segurança dos carros. E dos autocarros de passageiros. E dos carros das obras, uns e outros tantas vezes refugo de países mais desenvolvidos.

Como pode haver, por essas cidades, tanta passadeira por pintar? Como pode haver, por essas estradas, tanto risco contínuo por pintar e tantos que já foram nítidos e agora estão apagados apesar da sua importância? Quem assume tanta negligência? E os sinais de trânsito que faltam, os que estão escondidos por um arbusto ou os que não correspondem à realidade: quem se responsabiliza? E as obras mal planeadas, extensas e deficientemente sinalizadas: quem responde? E muito, muito mais.

E, na base de tudo, não esquecer: civismo. Lições de civismo desde cedo. Para que ninguém se sinta um herói superior ao volante, capaz de tudo levar à sua frente. Civismo. Para respeitarmos o outro e lhe darmos prioridade. Civismo. Para não apitarmos quando vemos alguém em dificuldade. Civismo. Para deixarmos de ser estúpidos e baixarmos o número de mortes e feridos na estrada 1.

Tudo o que se diz no artigo é verdade, mas ainda insuficiente. Pergunta-se: aqueles atropelamentos (em Lisboa e em Tires) não se deram exactamente em cima de passadeiras para peões? Então, não basta corrigir o posicionamento da sinalética e semafórica do trânsito citadino. Há que dar uma clara prioridade à circulação pedonal e introduzir medidas efectivas de acalmia do trânsito 2.

1. Ler José Leite Pereira IN http://jn.sapo.pt/2007/11/06/preto_no_branco/basta_tanto_acidente.html

2. Ver também os links dos artigos http://osverdesemlisboa.blogspot.com/2007/11/acalmia-de-trnsito.html e http://osverdesemlisboa.blogspot.com/2007/10/passadeiras-de-pees.html

Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.