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CDU LUMIAR

Blogue conjunto do PCP e do PEV Lumiar. Participar é obrigatório! Vê também o sítio www.cdulumiar.no.sapo.pt

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Condições logísticas improvisadas

Sobreda, 06.02.08
O piquete de atendimento ao público da Divisão de Trânsito (DT) de Lisboa da PSP - que durante décadas vinha funcionando na Rua de Santa Marta, no centro de Lisboa, perto do Marquês de Pombal - abriu na nova esquadra do Lumiar com condições logísticas ‘reforçadas’: apenas dois agentes - um graduado de serviço e uma sentinela - os únicos que na manhã de 2ª fª estavam de serviço.
Sabe-se que os serviços de trânsito irão gradualmente passar para o novo edifício, para onde se mudarão todos os cerca de 600 efectivos da DT. Mas nas novas instalações só estão ligados um telefone e o rádio da polícia, o computador ainda não funciona, o fax não tem linha e a fotocopiadora fora instalada no momento em que os jornalistas procediam à reportagem no local. Também se sabe que afinal todos os assuntos relacionados com contra-ordenações de trânsito continuam a funcionar, até à mudança total das esquadras da DT para o Lumiar, na Rua de Santa Marta.
O principal motivo da mudança, dissera na 6ª fª passada a subcomissária Paula Monteiro, devia-se à “falta de condições logísticas” das antigas instalações, que “já não correspondem às necessidades” da corporação e do público. Todavia, alguns agentes não estão de acordo com a mudança de instalações, referindo que “só depois de criadas as condições deveriam passar para as novas instalações do Lumiar”, disse a direcção distrital de Lisboa da Associação Sindical do Profissionais de Polícia (ASPP-PSP).
Com efeito, para se chegar ao local da nova esquadra, no Alto do Lumiar, só existe um autocarro da Carris (carreira 777); as instalações não contemplam cantina para almoçar, existindo apenas “uma máquina de sandes”, explica o mesmo dirigente. As instalações do Lumiar “ainda não têm mobiliário ou equipamentos instalados, porque os móveis novos, lá colocados anteriormente, foram transferidos para esquadras em Vila Franca de Xira e na linha de Sintra”, inauguradas recentemente pela tutela.
A ASPP-PSP discorda também da passagem de “elementos da PSP para serviços administrativos” argumentando que contradiz as intenções políticas do Governo de que “iria colocar na rua mais polícias para serviços operacionais”, refere o presidente da Direcção Nacional da Associação.
A DT da PSP está dividida em duas áreas: a administrativa e a operacional, que contempla quatro esquadras, além da esquadra de Apoio, a esquadra Moto, e a esquadra de Sinistralidade Rodoviária. Estas quatro esquadras são as responsáveis pelo tráfego na cidade de Lisboa, sendo a primeira a que controla o trânsito na Baixa, a segunda a de Santa Apolónia, a terceira comanda do Marquês ao Lumiar e a quarta que fiscaliza a zona de Belém-Restelo.
A esquadra de apoio tem como responsabilidade os bloqueadores, os parques para onde vão as viaturas rebocadas e os reboques de transporte da PSP, em toda a cidade de Lisboa. As motos da DT pertencem à esquadra moto, ainda estacionadas em Santa Marta. A DT fica completa com três secções de sinistralidade rodoviária, sendo a primeira e a segunda dedicada aos acidentes apenas com danos e feridos ligeiros, e a terceira é responsável pelos sinistros com feridos graves ou mortes, além dos que envolvem viaturas policiais. A terceira secção acolhe também a Secção de Investigação de Acidentes de Viação, sedeados em Benfica, e que fazem a análise e investigação dos sinistros com maior gravidade e complexidade 1.
Aos moradores também não lhes agrada que ao improviso destas condições logísticas se venha juntar a ausência de policiamento de proximidade na Freguesia. Entretanto, os empresários de restauração e moradores na Rua de Santa Marta ficaram por sua vez mais preocupados com a insegurança do que com a quebra do negócio, em virtude da saída da Divisão de Trânsito da PSP para o Lumiar 2.
 

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