Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CDU LUMIAR

Blogue conjunto do PCP e do PEV Lumiar. Participar é obrigatório! Vê também o sítio www.cdulumiar.no.sapo.pt

CDU LUMIAR

Blogue conjunto do PCP e do PEV Lumiar. Participar é obrigatório! Vê também o sítio www.cdulumiar.no.sapo.pt

Contra a privatização da água

Sobreda, 29.03.08

A Associação Água Pública, o STAL e a CGTP-IN lançaram há uma semana uma campanha em defesa da gestão pública da água. Debates públicos, exposições e um abaixo-assinado são algumas das iniciativas previstas para os próximos tempos.
O SATL alerta que “de forma quase silenciosa e ao arrepio da Constituição da República, há muito que os sucessivos governos, com destaque para o actual, têm vindo a criar condições institucionais, jurídicas e materiais para a privatização da água”, dando o exemplo da Lei da Água e da Titularidade dos Recursos Hídricos, diplomas que, na prática, “consagram a espoliação do direito à água, para instituir direitos de propriedade e facilitar o mercado da água”.
O sindicato alertou ainda para a intenção do Governo de liquidar a autonomia municipal na fixação dos preços da água, “com o objectivo de impor a aplicação do princípio da recuperação do custo dos serviços, o que levará a um significativo e generalizado aumento dos preços da água”.
Manifestou-se ainda contra a anunciada fusão de várias companhias de água agregando já 42 municípios, na denominada “Águas do Nordeste”. “Este é um negócio que seguramente é muito interessante para os futuros operadores privados”, alertou o sindicato, lamentando que seja este “o futuro que o Governo planeia para os serviços de água”.
 
Subscreva o abaixo-assinado em http://aguapublica.no.sapo.pt

Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.