Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CDU LUMIAR

Blogue conjunto do PCP e do PEV Lumiar. Participar é obrigatório! Vê também o sítio www.cdulumiar.no.sapo.pt

CDU LUMIAR

Blogue conjunto do PCP e do PEV Lumiar. Participar é obrigatório! Vê também o sítio www.cdulumiar.no.sapo.pt

Aumento dos serviços de emergência na SCML

Sobreda, 14.09.08
O número de pessoas a recorrer aos serviços de emergência social da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) aumentou 6% no primeiro semestre do ano, declarou o novo provedor da instituição que tomou na 6ª fª posse para novo mandato de três anos à frente da SCML.
Em 2007, os serviços de emergência social da Santa Casa apoiaram 1.492 pessoas, número que aumentou este ano. Segundo o provedor, este crescimento da procura não parece ter origem nos “chamados pobres tradicionais”, mas sobretudo na classe média que enfrenta dificuldades.
“As pessoas aparecem nas situações mais diversas: ou porque deixaram de ter possibilidade de pagar a renda, ou por situação de desemprego, ou mesmo porque o agregado familiar se desfez, com consequências complicadas, na maioria das vezes para o elemento feminino”, analisou o provedor.
No sentido de melhorar a qualidade dos serviços prestados, anunciou que a SCML vai investir nos próximos três anos mais de 100 milhões de euros na reabilitação e recuperação de património. Só durante este ano vão ser investidos 39 milhões de euros. A SCML é uma instituição à qual são doados cerca de 2,8 milhões de euros anuais, o que enriquece o já vasto espólio que conta com 250 edifícios, 106 apartamentos autónomos e 111 terrenos 1.
Como é sabido pelos dados divulgados na 6ª fª pelo INE, os produtos alimentares da mesa portuguesa aumentaram 5,1% entre Agosto do ano passado e o mesmo mês deste ano, enquanto o conjunto dos gastos gerais com a casa, em água, electricidade e gás, subiram 3,6%, bem acima do referencial de inflação média (2,1%), usado pelo Governo para actualizações salariais durante o corrente ano.
E o Governo diz que “Portugal está a dominar a inflação” 2. Que mais não aconteceria se não o estivesse…
 
2. Ver artigo anterior no blogue da CDU Lumiar “Preços dos alimentos sobem bem acima da inflação”