Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CDU LUMIAR

Blogue conjunto do PCP e do PEV Lumiar. Participar é obrigatório! Vê também o sítio www.cdulumiar.no.sapo.pt

CDU LUMIAR

Blogue conjunto do PCP e do PEV Lumiar. Participar é obrigatório! Vê também o sítio www.cdulumiar.no.sapo.pt

Ilda Figueiredo pede programa de emergência para travar desemprego

Sobreda, 15.05.09

A candidata da CDU ao Parlamento Europeu Ilda Figueiredo defendeu ontem a criação de um programa de emergência para travar o desemprego na Europa, durante uma manifestação que reúne em Madrid milhares de sindicalistas.

A cabeça-de-lista da CDU integra uma comitiva de mais de 1.000 sindicalistas da CGTP que hoje participam em Madrid na manifestação convocada pela Confederação Europeia de Sindicatos (CES), a par de uma delegação de mais de 600 sindicalistas da UGT.
A cerca de um mês de um encontro do Conselho Europeu, marcado para 18 e 19 de Junho, em que serão analisadas as conclusões da Cimeira do Emprego, que decorreu na semana passada, os sindicalistas pedem “emprego com direitos” e manifestam-se contra a crise e a precariedade laboral.
A também eurodeputada mostrou-se contra as alterações “para pior” da legislação laboral e defendeu ser “urgente das prioridades” às políticas que promovam o emprego e combatam o desemprego na Europa.
“Direitos conquistados não podem ser roubados”, “empregos para a juventude” e “exigimos uma resposta contra a crise” são algumas das palavras de ordem nos cartazes exibidos na manifestação em que são esperados cerca de 40 mil participantes.
A Confederação Europeia de Sindicatos prevê a participação de 150 mil a 200 trabalhadores no conjunto das quatro manifestações que marcou para Madrid, Bruxelas (6ª fª), Berlim e Praga (sábado).
“Num contexto de crise e de desemprego, os sindicatos europeus desfilarão pela salvaguarda do emprego e lembrar que todas as medidas de combate à crise devem ter como objectivo manter os trabalhadores no seu posto de trabalho”, defende a Confederação Europeia de Sindicatos num documento sobre as acções de luta.
As últimas previsões da União Europeia apontam para uma perda de cerca de 8,5 milhões de empregos em 2009 e 2010 na região. Segundo as Previsões Económicas da Primavera publicadas segunda-feira pela Comissão Europeia, a taxa de desemprego nos países da zona euro deverá crescer até aos 9,9% em 2009, devendo atingir os 11,5% em 2010.
Para Portugal, o executivo comunitário prevê que a taxa de desemprego atinja os 9,1% este ano e os 9,8% em 2010.
 

Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.