Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CDU LUMIAR

Blogue conjunto do PCP e do PEV Lumiar. Participar é obrigatório! Vê também o sítio www.cdulumiar.no.sapo.pt

CDU LUMIAR

Blogue conjunto do PCP e do PEV Lumiar. Participar é obrigatório! Vê também o sítio www.cdulumiar.no.sapo.pt

Sindicatos denunciam compra de automóveis para directores da TAP

Sobreda, 11.08.09

Cinco sindicatos que representam os trabalhadores da TAP denunciaram a compra de 42 novos automóveis para directores da transportadora, dias depois da administração da empresa ter informado que não estão reunidas condições para fazer revisões salariais

Fonte oficial da TAP disse que foram adquiridas 30 viaturas, que “são para quadros da empresa que têm no seu contrato de trabalho o fornecimento de viatura”.
Num comunicado conjunto, os sindicatos - dos Técnicos de Handling de Aeroportos (STHA), dos Trabalhadores de Aviação e Aeroportos (SITAVA), das Indústrias Metalúrgicas e Afins (SIMA), Nacional dos Trabalhadores da Aviação Civil (SINTAC) e dos Quadros da Aviação Comercial (SQAC) - apontam a compra de “42 novos carros para directores [da TAP]” como “mais um exemplo digno de realce de medidas de contenção de custos”.
Os cinco sindicatos citam a carta que o presidente-executivo da TAP lhes enviou na semana passada na qual diz que actualmente “não estão reunidas condições para uma negociação [salarial] profícua”.
As estruturas sindicais recordam que os rendimentos declarados pelo presidente em 2008 totalizaram “816 mil euros, duplicando os de 2007”, e que as despesas com salários dos membros dos órgãos sociais do grupo TAP ascenderam a “3,88 milhões” de euros em 2008, “mais de 17% em relação a 2007”.
No mesmo documento, os cinco sindicatos dizem que a compra da empresa brasileira VEM (actual TAP Manutenção e Engenharia Brasil) serviu “apenas para encobrir prejuízos”. Mas esclarecem que “os seis milhões de euros que a ME [Manutenção e Engenharia] da TAP teve de lucro neste primeiro semestre já foram comidos pelos treze milhões de euros de prejuízo da VEM”.
A TAP encerrou o primeiro semestre do ano com prejuízos de 72,4 milhões de euros, um valor que compara com as perdas de 154,9 milhões de euros registadas em igual período de 2008.
 

Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.