Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CDU LUMIAR

Blogue conjunto do PCP e do PEV Lumiar. Participar é obrigatório! Vê também o sítio www.cdulumiar.no.sapo.pt

CDU LUMIAR

Blogue conjunto do PCP e do PEV Lumiar. Participar é obrigatório! Vê também o sítio www.cdulumiar.no.sapo.pt

Os cabos da linha de vida

Sobreda, 09.08.07

Um estrondo enorme abalou ontem de manhã parte da Azinhaga da Torre do Fato, em Telheiras, em frente à Alameda Roentgen, na fronteira entre as freguesias de Carnide e Lumiar. No local, dizem que “parecia um tremor de terra”. Mas não há registo de qualquer sismo. O aparato gerou-se, porque do cimo do prédio de nove andares desabou uma plataforma elevatória metálica que sustentava dois operários em trabalhos de limpeza, impermeabilização e pintura exterior do edifício.

Apesar da grande confusão, não ocorreu, felizmente, qualquer dano pessoal. De facto, segundo um responsável pela empresa dos trabalhos de manutenção, quando a estrutura caiu os dois operários “ficaram suspensos pelos cabos da linha de vida, ao nível do sétimo andar - cerca de 20 metros de altura - e depois entraram por uma janela desse piso”, com q.b. de sangue frio. Para esse responsável “a estrutura da cobertura do prédio que sustinha a plataforma elevatória não aguentou e cedeu”, bem como parte da balaustrada de pedra do telhado do prédio.

Os elementos do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa que transportaram os dois operários ao hospital adiantaram que os dois trabalhadores “queixavam-se de dores de cabeça e nas costas, devido ao impacto do esticão sofrido quando a estrutura caiu e eles ficaram suspensos”.

Como na base do edifício se situa uma loja de artigos de criança, “foi uma sorte não estar ninguém a passar aqui naquele momento”. Porque aí os cabos da linha de vida seriam supérfluos.

Nem sempre nas diversas obras por esse país fora os materiais estarão homologados ou certificados e fiscalizados, talvez em alternativa aos andaimes possam ser consideradas plataformas elevatórias, mas sem dúvida que é indispensável serem seguidas ‘outras’ normas de conduta pessoal e de segurança básicas com os trabalhadores da construção.

 

Ver http://dn.sapo.pt/2007/08/09/cidades/dois_operarios_ficaram_suspensos_set.html