Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CDU LUMIAR

Blogue conjunto do PCP e do PEV Lumiar. Participar é obrigatório! Vê também o sítio www.cdulumiar.no.sapo.pt

CDU LUMIAR

Blogue conjunto do PCP e do PEV Lumiar. Participar é obrigatório! Vê também o sítio www.cdulumiar.no.sapo.pt

A malha está (re)lançada

Sobreda, 07.09.07

É mesmo verdade. Os antigos jogadores estão a juntar-se e os rapazes novos também estão a aparecer. A rua anima-se em tardes de sábado e domingo ensolarado, e um qualquer vazio urbano de, pelo menos, dez por trinta metros torna-se campo suficiente para a malha.

O antigo tesoureiro do Centro Cultural de Telheiras, de 72 anos, é um dos jogadores. Com ele estão muitos outros que já passaram as sete décadas. Os mais novos dominam já as regras do tradicional jogo da malha. E novas equipas se estão a formar, fazendo regressar a prática aos terrenos de Telheiras, tal e qual com nos tempos da aldeia viva.

“É uma maravilha, muito melhor do que andar pelos cafés”, afirma entusiasmado e imaginando ali um banquinho para as cartas, como solicitou à Junta de Freguesia do Lumiar. Mas logo o olhar se ensombra de susto. “Mas já me falaram que iam fazer um prédio aqui!”

O terreno em causa é o que fica entre a Rua Prado Coelho e o Eixo Norte-Sul. A ART espera que a EPUL não venha a encher com mais prédios aquele tão estimado espaço ‘vazio’. Por isso, para dar energia comunitária àquela área expectante, vão-se aceitando novas inscrições no grupo da malha 1.

Também durante todo o dia do próximo 23 de Setembro, na Rua Prista Monteiro, Bairro da Horta Nova, se vai realizar um torneio do jogo da malha, inserido em “Olhar Carnide em Setembro”, integrado nas Festas da Freguesia. Aproveite e durante todo este mês passe pela Feira mais antiga de Lisboa, no Largo da Luz 2.

Aceite igualmente estes desafios. E…, boa malha!

 

1. Ler artigo de Ana Contumélias no Boletim ‘ART informação’, nº 25

2. Ver Programa em www.jf-carnide.pt