Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CDU LUMIAR

Blogue conjunto do PCP e do PEV Lumiar. Participar é obrigatório! Vê também o sítio www.cdulumiar.no.sapo.pt

CDU LUMIAR

Blogue conjunto do PCP e do PEV Lumiar. Participar é obrigatório! Vê também o sítio www.cdulumiar.no.sapo.pt

Deficiente mobilidade

Sobreda, 25.09.07

O D.-Lei nº 163/2006 estabelece normas técnicas de acessibilidade a espaços públicos, colectivos, via pública e edifícios. Mas a realidade entre a teoria e a prática ainda parece ser bem diferente.

Circular em Lisboa não é tarefa fácil, nem com material mais moderno. Por isso, na semana europeia da mobilidade, a Associação Portuguesa de Deficientes (APD) resolveu mostrar que essas dificuldades são reais na cidade de Lisboa.

Tarefas simples do dia-a-dia como utilizar um telefone público, aceder a uma caixa de Multibanco ou atravessar uma passadeira podem tornar-se complicadas para uma pessoa que tenha dificuldades de mobilidade.

A juntar a tudo isto há obstáculos naturais e outros que são colocados pelo homem na via pública, designadamente, a circulação de invisuais e de cadeiras de rodas por locais em obras que não satisfazem as necessidades especiais de acessibilidade. Uma situação que se repete na Freguesia ao longo dos diversos estaleiros das obras em curso, por ex., com as do Eixo Norte-Sul, viaturas e outros obstáculos em cima de passeios ou rampas com elevadores a que ninguém consegue aceder.

Uma Semana da Mobilidade, mas não para deficientes. Por isso a APD tenta que a rua seja um lugar melhor e sem armadilhas.

 

Ver www.tvi.iol.pt/informacao/noticia.php?id=857012

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.