Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CDU LUMIAR

Blogue conjunto do PCP e do PEV Lumiar. Participar é obrigatório! Vê também o sítio www.cdulumiar.no.sapo.pt

CDU LUMIAR

Blogue conjunto do PCP e do PEV Lumiar. Participar é obrigatório! Vê também o sítio www.cdulumiar.no.sapo.pt

Tendências de voto na Câmara

cdulumiar, 29.09.07

A Câmara Municipal de Lisboa (CML) aprovou, dia 19, um loteamento do Sporting Clube de Portugal (SCP). O PCP votou contra e apresentou uma proposta alternativa «não para prejudicar» o SCP, «mas para compatibilizar todos os interesses em presença: a salvaguarda da legalidade, o cumprimento do PDM, os interesses do clube e os compromissos da CML».

Na sessão foi ainda aprovado, por proposta dos comunistas, que o Executivo PS/BE elabore um «relatório exaustivo» das contrapartidas acordadas entre a CML, o SCP e outros clubes de Lisboa no mesmo contexto.

Como é do conhecimento geral, em Abril de 2007, esta mesma proposta tinha sido «chumbada» pelo PS, BE, CDS-PP e PCP. Só que agora, para além dos votos contra do PCP e PSD, a Proposta nº. 253/2007 já contou com a abstenção do BE e os votos favoráveis do PS.

Para além desta alteração do sentido de voto, e numa apreciação do desempenho do PS e do BE nestas poucas semanas de mandato, os eleitos do PCP alertaram para a «permanente insistência em acções de propaganda, tendo em vista a preparação das eleições de Outubro de 2009», o «constante recurso ao argumento da crise financeira e orçamental para imposição de medidas arbitrárias e injustas», a «retoma de erradas soluções-tipo que vinham de trás e que foram sempre criticadas pelo PCP», a «constante ameaça de despedimento de trabalhadores», a «anulação de todos os concursos que estavam abertos e que garantiam a possibilidade de regularização da situação de muitos trabalhadores» e a «práticas de autoritarismo inaceitáveis no relacionamento com a oposição».

Sobre o «acordo» político entre os dois partidos, os comunistas sublinham que a autonomia do BE e do seu vereador, desde o primeiro dia, «se esvaiu em três páginas de um contrato em que o PS ficou com a parte de leão e o BE com a parte de cordeiro».