Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CDU LUMIAR

Blogue conjunto do PCP e do PEV Lumiar. Participar é obrigatório! Vê também o sítio www.cdulumiar.no.sapo.pt

CDU LUMIAR

Blogue conjunto do PCP e do PEV Lumiar. Participar é obrigatório! Vê também o sítio www.cdulumiar.no.sapo.pt

Três tiros no terminal de cruzeiros

Sobreda, 03.10.07

À margem da Assembleia Municipal de Lisboa de ontem, o presidente da autarquia garantiu que a construção de um terminal de cruzeiros com um muro com seis metros de altura e 600 metros de comprimento em Santa Apolónia é um projecto “morto e enterrado” e acrescentou que o Governo já concluiu que o projecto apresentado pela Administração do Porto de Lisboa para o terminal de cruzeiros “não tem qualidade arquitectónica” 1.

Carmona e Negrão ficaram surpreendidos com a afirmação, visto que “é preciso saber primeiro como acontece esse óbito, se fosse o Governo a anunciar eu ficaria tranquilo” 2. Por seu turno, Roseta frisou que “formalmente, nunca tivemos conhecimento desse projecto”, acrescentando que “seria interessante que tivesse sido apresentado aos vereadores da Câmara Municipal de Lisboa pela secretária de Estado dos Transportes”, afirmando que empreendimentos como o terminal de cruzeiros “deviam ser discutidos publicamente e não à porta fechada entre o presidente da Câmara e a secretária de Estado” 3.

Sem vacilar, o PCP veio de imediato congratular-se pelo fim do projecto do terminal de cruzeiros previsto para Santa Apolónia, que iria erguer um muro com seis metros de altura e centenas de metros de comprimento. “O terminal de cruzeiros deve ser discutido, não somos a priori contra a sua construção”, afirmou o vereador comunista Ruben de Carvalho, acrescentando que o projecto cujo fim foi hoje anunciado pelo presidente da Câmara era “um pesadelo”.

Ruben de Carvalho assinalou no entanto um “problema mais vasto”: “que se saiba, [a Administração do Porto de Lisboa] continua a ter o controlo da faixa ribeirinha, que gere a seu bel-prazer, mesmo as áreas que já não têm utilidade portuária”.

“Os projectos no porto têm sempre reflexos directos na cidade”, referiu o vereador da CDU, defendendo que uma renegociação das relações entre a CML e a APL é “fundamental” 4.

Convém finalmente recordar que foi por uma recomendação sobre a ‘Frente Ribeirinha’, apresentada pelo Grupo Municipal do Partido Ecologista “Os Verdes” na sessão da AML de 25 de Setembro de 2007, que a questão de “as obras e as utilizações próprias da actividade portuária estarem sujeitas aos instrumentos de ordenamento e planeamento em vigor” foi levantada, tendo o debate conduzido à sua aprovação por Unanimidade na referida AML 5.

Mesmo sem ter sido disparado qualquer ‘tiro no porta-aviões’, o terminal de cruzeiros foi ‘ao fundo’.

 

1. Ver http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Politica/Interior.aspx?content_id=58589

2. Ver http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Politica/Interior.aspx?content_id=58601 e www.portugaldiario.iol.pt/noticia.php?id=861231&div_id=291

3. Ver www.rtp.pt/index.php?article=300705&visual=16&rss=0

4. Ver http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Politica/Interior.aspx?content_id=58647

5. Ver http://pev.am-lisboa.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=77&Itemid=36

Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.