Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CDU LUMIAR

Blogue conjunto do PCP e do PEV Lumiar. Participar é obrigatório! Vê também o sítio www.cdulumiar.no.sapo.pt

CDU LUMIAR

Blogue conjunto do PCP e do PEV Lumiar. Participar é obrigatório! Vê também o sítio www.cdulumiar.no.sapo.pt

O homem que matou Che

Sobreda, 07.10.07

A 9 de Outubro de 1967, cumprem-se terça-feira 40 anos, um sargento do exército boliviano matava, em La Higuera, Che Guevara. Os versos de Sophia de Mello Breyner Andresen são uma síntese perfeita deste ícone maior do século XX: “De poster em poster a tua imagem paira na sociedade de consumo / Como o Cristo em sangue paira no alheamento ordenado das igrejas”. Numa leitura cínica, até se podia dizer que o capitalismo comercializou o comunismo 1.

Mas agora uma equipa de médicos cubanos salvou da cegueira o homem que matou o líder revolucionário Ernesto Che Guevara.

Mário Téran 2 tinha cataratas e fez uma operação para removê-las, no âmbito de um programa de tratamentos oftalmológicos gratuitos da América Latina. Segundo a imprensa oficial de Cuba, foi este sargento do Exército boliviano que há 40 anos matou Che Guevara, quando ele foi capturado a leste da Bolívia 3.

Apesar da notícia publicada pelo diário Granma, em Havana, ter causado estupefacção no Centro Médico de Santa Cruz, onde decorreu a cirurgia às cataratas, a directora do centro assegurou que o ex-militar teria sido tratado, mesmo sabendo-se ou não a sua identidade 4.

O Granma comentou também a ironia de ter tornado mais fácil a vida do homem que matou o mais exportado símbolo da revolução comunista de Cuba: “Agora na reforma, [Teran] poderá apreciar de novo as cores do céu e da floresta, conhecer o sorriso dos seus netos (ou assistir a jogos de futebol). Mas nunca será capaz de ver a diferença entre as ideias que o levaram a assassinar um homem a sangue-frio e as desse homem” 5, que “ordenava aos médicos da sua guerrilha que atendessem de forma igual aos companheiros de armas e os soldados inimigos feridos” 6.

Quem já veio fazer um agradecimento público, através da comunicação social, foi o filho de Téran, por o seu pai ter recuperado a vista graças a médicos cubanos do programa Operação Milagre, que Havana tem vindo a promover na América Latina 4.

40 anos depois, o Che ganhou mais uma batalha.

 

1. Ver http://dn.sapo.pt/2007/10/06/dngente/che_siempre.html

2. Ver http://en.wikipedia.org/wiki/Mario_Ter%C3%A1n

3. Ver Metro 2007-10-03, p. 7

4. Ver Global notícias 2007-10-03, p. 14

5. Ver http://expresso.clix.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=ex.stories/131504

6. Ver http://obloguedocastelo.blogs.sapo.pt