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Sexta-feira, 9 de Novembro de 2007

Penso rápido contra o cancro

A CML vai avançar, até ao fim do ano, com um conjunto de “intervenções pontuais” procurando reduzir alguns dos maiores riscos que a Segunda Circular apresenta e que têm vindo a ser apontados por diversos estudos técnicos, designadamente do Observatório de Segurança de Estradas e Cidades (OSEC), que identificou vários “defeitos graves” na construção daquela via.

Essas intervenções ficar-se-ão ao nível do pavimento, escoamento e entradas e saídas da via, estando em estudo o recurso a pilaretes de borracha para delimitar as faixas de aceleração, bem como “algumas correcções de pavimento, fresagens, drenagens e algumas alterações nas saídas e entradas com a construção de faixas de aceleração e abrandamento”, afirmou o vice-presidente da CML 1.

Duas das que serão fechadas serão a saída para o Bairro da Encarnação, por ser considerada perigosa, estando igualmente a ser avaliado o encerramento de uma outra entrada na Segunda Circular dos automóveis que vêem da Avenida Padre Cruz.

Acontece que ter-se apostado em projectos megalómanos terá exaurido os cofres da Câmara, impedindo-a agora de “resolver um conjunto muito grande de problemas no espaço público (como) a beneficiação da Segunda Circular, que não se vai poder fazer porque não há verba. E não há verba porque o dinheiro foi gasto numa obra idiota”, como o túnel do Marquês, que beneficiou mais quem vive fora de Lisboa e prejudicou a fluidez do trânsito no centro da cidade, afirma o vereador dos ‘Cidadãos por Lisboa’, que teme que a intervenção da CML não passe de um “penso rápido” que não vai “curar o cancro que é a Segunda Circular”.

Também o presidente do OSEC não se mostra satisfeito com o facto de a beneficiação da Segunda Circular se ficar por intervenções pontuais. “É uma questão de segurança, de vida e de protecção dos utentes”, a CML tem de “definir uma escala de prioridades” e, caso seja necessário, “suspender outros gastos e canalizar os meios para esta obra” urgente. “É uma prioridade que está acima de todas as outras”, defende, lembrando que estão em causa erros de construção.

O relatório elaborado pelo OSEC recomendava alterações ao nível da rugosidade do pavimento e a introdução de semáforos de controlo de velocidade, como forma de baixar a velocidade média praticada para valores de acordo com as condições de segurança da via 2.

Ainda quanto aos recentes acidentes rodoviários na capital, o presidente do OSEC diz haver razões para apuramento de responsabilidades criminais no caso do atropelamento do Terreiro do Paço, sustentando ser “susceptível de se ponderar responsabilidade criminal” devido a “erros de má concessão e deficiente construção das passadeiras”, onde se verificaram atropelamentos.

Para o presidente do OSEC os visados não deverão ser quaisquer entidades, mas antes os “agentes administrativos do município ou da Estradas de Portugal” responsáveis pela concessão das passadeiras e das “ilhas” 3.

 

1. Ver http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=65381

2. Ver http://jn.sapo.pt/2007/11/08/pais/intervencoes_penso_rapido_contra_can.html

3. Ver www.rr.pt/InformacaoDetalhe.aspx?AreaId=11&SubAreaId=53&ContentId=225086

publicado por Sobreda às 02:11
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