Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CDU LUMIAR

Blogue conjunto do PCP e do PEV Lumiar. Participar é obrigatório! Vê também o sítio www.cdulumiar.no.sapo.pt

CDU LUMIAR

Blogue conjunto do PCP e do PEV Lumiar. Participar é obrigatório! Vê também o sítio www.cdulumiar.no.sapo.pt

O cerco a Lisboa

Sobreda, 07.12.07
Lisboa vai ser palco, a partir de hoje, da maior operação policial e de segurança aeroportuária alguma vez organizada em Portugal, no âmbito da Cimeira União Europeia/África. A reunião vai decorrer na Feira Internacional de Lisboa (FIL) e no Pavilhão Atlântico, no Parque das Nações, incluindo as comitivas 42 chefes de Estado 31 primeiros-ministros e 54 ministros dos negócios estrangeiros.
Estão por isso destacados 3.250 agentes policiais, sem contar com os elementos de segurança pessoal que vão acompanhar as comitivas. Em todos os locais onde as comitivas estão instaladas e por onde passam haverá atiradores no topo de edifícios. O espaço aéreo na zona estará vedado a aeronaves não autorizadas. Do total de agentes, três mil farão policiamento e controlo do trânsito, enquanto 250 membros do corpo de segurança pessoal vão garantir a integridade física das 144 personalidades aguardas em Lisboa durante os dias da cimeira.
“Durante estes dias deslocam-se para Lisboa 100 carros-patrulha, 85 motociclos, 100 agentes de segurança a instalações, 20 viaturas de segurança pessoal, três equipas de inactivação de explosivos e segurança em subsolo e outras três de busca e detecção de explosivos, disponibilizados pelos comandos da PSP do continente”, disse o subintendente da Direcção Nacional da PSP. Na operação de segurança vão também participar três helicópteros que permitirão a recolha de imagens da cidade em tempo real, transmitidas para o local onde funcionará o comando.
A deslocação das comitivas entre aeroportos, hotéis e locais onde decorre o encontro vai obrigar a condicionamentos no trânsito na 6ª fª, sábado e domingo, os quais começarão a ser sentidos pelos lisboetas logo na manhã dehoje, altura em que é esperada a chegada da maioria das altas entidades.
Durante a manhã de 6ª fª, entre as 18h e as 19h30, são de evitar as seguintes zonas: Amoreiras, Rua Castilho, laterais da Av. Joaquim António de Aguiar, Rotunda do Marquês de Pombal, Praça do Comércio, Av. Infante D. Henrique, Praça José Queiroz, Av. Dr. Alfredo Bensaúde e toda a área da Expo, na parte onde estão sedeados a FIL e o Pavilhão Atlântico. No sábado de manhã (7h30/8h30) e de tarde (18h/20h30) os condicionamentos são os mesmos, tal como na manhã (7h30/8h30) e na tarde (12h30/13h30) de domingo.
Ainda no sábado, por causa do banquete oferecido no Palácio da Ajuda, em honra dos chefes das delegações participantes na cimeira, os condicionamentos estendem-se ao Cais do Sodré, Av. 24 de Julho, Av. da Índia e Calçada da Ajuda. Durante os três dias a saída do túnel do Marquês de Pombal para a rotunda do Marquês estará encerrada 1. Para além dos condicionamentos ao trânsito, existem restrições à circulação de automóveis nas entradas e saídas da cidade de Lisboa 2.
Por coincidência, várias estações da Linha Azul do Metropolitano - Avenida, Restauradores e Baixa-Chiado - encerram este fim de semana para trabalhos de melhorias técnicas 3.