Apupos eurocépticos
Sócrates viveu ontem em Estrasburgo o momento mais agitado enquanto presidente do Conselho da UE, durante a proclamação da Carta de Direitos Fundamentais, ao enfrentar uma manifestação de eurodeputados contestatários do Tratado de Lisboa. O primeiro-ministro foi forçado a adiar o início da sua intervenção no Parlamento Europeu e a interrompê-la devido aos apupos e gritos de ordem de vários deputados.
Falando aos jornalistas, o secretário-geral do PCP pronunciou-se sobre essa manifestação, dizendo estar em causa “o comportamento de alguns deputados”.
“Não posso falar em nome de ninguém. Apenas posso falar em nome do meu partido e dos meus deputados. O PCP prefere o debate e o combate político, o esclarecimento consciente, sério e fundamentado, acompanhado naturalmente de uma intervenção de cidadãos”, sublinhou o secretário-geral comunista, que fez ainda questão de frisar que o PCP não se identifica “com qualquer acção que desvie a questão central”: a necessidade de um referendo ao Tratado da UE 1.
O PCP defende que o país tem de debater o seu futuro na Europa e, por isso, o seu secretário-geral destaca a importância de uma consulta popular. O referendo é essencial para os comunistas e, se houver votação, o PCP fará campanha pelo “não”, porque considera que este é um mau Tratado para Portugal 2.
Também no seu Conselho Nacional do passado sábado, dia 8, “Os Verdes” informaram que “tomaram a decisão de não estar presentes na cerimónia de assinatura do Tratado Europeu em sinal de protesto, denunciando o folclore que irá decorrer no próximo dia 13 no Mosteiro dos Jerónimos, como a primeira acção de campanha a favor da ratificação de um Tratado que caminha para uma Europa federal e militarista, com perda de soberania para Portugal e um cada vez maior afastamento dos centros de decisão face aos cidadãos”.
“Os Verdes” divulgaram que continuarão a “exigir que o Governo cumpra o seu compromisso eleitoral de realização do Referendo à revisão do Tratado Europeu” 3.
1. Ver http://ww1.rtp.pt/noticias/index.php?article=313581&visual=26
2. Ver www.rr.pt/InformacaoDetalhe.aspx?AreaId=11&SubAreaId=55&ContentId=229267
3. Ver www.osverdes.pt/index01.html