Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CDU LUMIAR

Blogue conjunto do PCP e do PEV Lumiar. Participar é obrigatório! Vê também o sítio www.cdulumiar.no.sapo.pt

CDU LUMIAR

Blogue conjunto do PCP e do PEV Lumiar. Participar é obrigatório! Vê também o sítio www.cdulumiar.no.sapo.pt

O silêncio também conspira

Sobreda, 16.12.07

No anterior fim de semana o PCP organizou, no Seixal, a Conferência Nacional sobre Questões Económicas e Sociais. Um leitor não gostou da escassez de reportagens da comunicação social sobre o Encontro e questionou o provedor de um dos jornais.

Enaltecendo a iniciativa, reportou que o PCP propôs “uma série de rupturas com a actual política, demonstrando que o rumo traçado ao longo dos últimos 30 anos não é o único e muito menos é inevitável, apontou críticas, desmontou conceitos, identificou os beneficiados com o estado das coisas”, tendo-se queixado da imprensa.

“Os jornais remetem-se ao silêncio ou ao quarto de página envergonhado sobre uma iniciativa sem paralelo no quadro partidário nacional, prestando desta forma um contributo enorme aos beneficiários, que por acaso até são os detentores de muitos deste meios de comunicação, numa opção marcada pelo silêncio, pela ocultação, pelo escamotear da verdade, num péssimo serviço à democracia”.

Perante a queixa, o provedor percorreu, com atenção, os jornais de 2ª fª, dia 26 de Novembro, procurando notícias sobre a sessão de encerramento realizada na véspera.

E confirmou a pobreza das reportagens. No Correio da Manhã, encontrou uma pequena foto de Jerónimo de Sousa, em pleno discurso, acompanhada de uma legenda de seis linhas, sob o título: ‘Jerónimo - milhões no OE para amigalhaços’. No Jornal de Notícias, uma notícia breve, a uma coluna, num baixo de página - ‘PCP acusa Governo pela crise e atraso’. No Público, apenas duas colunas (meia página de altura), encimadas por ‘PCP culpa governo por 'estagnação' do País’. No Diário de Notícias, ocupando por inteiro o baixo da página 18, com uma foto do secretário-geral do PCP, titulava-se: ‘Jerónimo arrasa todos os governos desde Abril’.

E foi tudo. Alguém ainda duvida quais os poderes que controlam a comunicação social e porquê?

 

Ver http://dn.sapo.pt/2007/12/15/opiniao/a_conspiracao_silencio_contra_o_part.html