Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CDU LUMIAR

Blogue conjunto do PCP e do PEV Lumiar. Participar é obrigatório! Vê também o sítio www.cdulumiar.no.sapo.pt

CDU LUMIAR

Blogue conjunto do PCP e do PEV Lumiar. Participar é obrigatório! Vê também o sítio www.cdulumiar.no.sapo.pt

Cheiros suspeitos

Sobreda, 17.01.08
O Metropolitano de Lisboa encerrou ontem à tarde duas estações da Linha amarela - a da Cidade Universitária e a de Entrecampos - por ter sido detectado “um cheiro intenso a gás”. A empresa transportadora entendeu encerrar as duas estações, às 14h39, por “motivos de segurança”, após ter sido detectado cheiro a gás nos espaços de acesso ao metro e corredores adjacentes.
Os responsáveis daquele transporte público entenderam “accionar os mecanismos normais para situações deste género”. Enquanto as duas estações se mantiveram encerradas, as autoridades permaneceram até à noite nos locais a averiguar as causas e a origem do gás, que a Protecção Civil já garantiu não ser gás natural 1.
Como o forte odor se espalhava gradualmente, os Bombeiros Sapadores de Lisboa evacuaram vários locais de trabalho e habitações, tendo definido, pelas 15:30, um perímetro das averiguações desde o Campo Grande, Saldanha e Praça de Espanha até à Avenida João XXI.
Os edifícios junto às Avenidas das Forças Armadas e de 5 de Outubro foram entretanto evacuados, mesmo depois de a normalidade ter sido reposta nos edifícios do ISCTE e nalguns departamentos da Faculdade de Farmácia, que tinham sido evacuados pela hora de almoço. As estações de Metro de Entrecampos e Cidade Universitária foram também encerradas, mas por decisão da própria empresa.
Também os hospitais e o Aeroporto de Lisboa foram contactados, para confirmar que nada havia sido despejado nos esgotos que pudesse provocar o cheiro semelhante a gás. A Protecção Civil garantiu já que a origem está no exterior e não no interior dos edifícios 2.
Até à noite passada, os Bombeiros não haviam ainda conseguido apurar a origem do cheiro a gás, tudo indicando “que terá sido uma substância (química) lançada nos esgotos”. Os resultados das análises às amostras recolhidas pelos técnicos do Ministério do Ambiente só serão conhecidos durante o dia de hoje 3.