Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CDU LUMIAR

Blogue conjunto do PCP e do PEV Lumiar. Participar é obrigatório! Vê também o sítio www.cdulumiar.no.sapo.pt

CDU LUMIAR

Blogue conjunto do PCP e do PEV Lumiar. Participar é obrigatório! Vê também o sítio www.cdulumiar.no.sapo.pt

Eco-Continentes

Sobreda, 19.03.07

No Alto do Chapeleiro, os bairros Antigo e Novo (PER) da Freguesia da Ameixoeira, e os Bairros da Cáritas, da Rua Manuel António Gomes e Campo das Amoreiras, na Freguesia da Charneca, passam a ser abrangidos pelo novo (?) sistema de deposição de resíduos, denominado Eco-Ilhas 1. Segundo a CML, no total serão servidos 625 fogos, correspondentes a uma população residente de 1875 habitantes. Oportunamente, este sistema será alargado ao Bairro do Reguengo e ao Bairro das Galinheiras, também na Freguesia da Charneca, estimando-se vir a servir mais 1.621 fogos, a que corresponde uma população residente de cerca de 4.800 habitantes 2.

Trata-se do regresso dos enormes contentores fixos com estruturas metálicas de boca a ‘céu aberto’, cuja larga tampa atraía ‘insectos voadores bem identificados’ quando era mantida usualmente aberta.

Ficam por provar as suas vantagens a nível da funcionalidade e da higiene e saúde públicas, quando comparadas com os tradicionais Ecopontos, designadamente os enterrados no subsolo, já para não falar da periodicidade prevista, quer para a recolha dos resíduos depositados nessas ilhas gigantescas, quer para os dias de deposição de lixos, apesar de os contentores se encontrarem permanentemente na via pública.

Mesmo que o sistema venha a ser implementado através de acções de sensibilização de proximidade, espera-se que os moradores não fiquem agora a nadar em mais lixo e cheiros nauseabundos.

1. “Bairros da capital recebem Eco-Ilhas”, Metro 2007-03-19, p. 2

2. Ver o URL www.cm-lisboa.pt/index.php?id_item=13863&id_categoria=11