Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CDU LUMIAR

Blogue conjunto do PCP e do PEV Lumiar. Participar é obrigatório! Vê também o sítio www.cdulumiar.no.sapo.pt

CDU LUMIAR

Blogue conjunto do PCP e do PEV Lumiar. Participar é obrigatório! Vê também o sítio www.cdulumiar.no.sapo.pt

Crianças em risco no recreio da EB1 Mª da Luz de Deus Ramos

cdulumiar, 21.03.07

A incompetência e a falta de acção da Câmara de Lisboa (CML) e da Junta de Freguesia da Charneca (JFC) colocam em risco as crianças no recreio da EB1 Mª da Luz de Deus Ramos (ex-185) nas Galinheiras.

No passado dia 23 de Fevereiro ocorreu um lamentável incidente na EB1 Mª da Luz de Deus Ramos. Na sequência de uma inocente e infeliz brincadeira no recreio desta Escola, uma criança de 7 anos ficou ferida com gravidade num braço e mão devido ao impacto no vidro de uma janela. O resultado será uma lesão, talvez permanente. A situação merece ser denunciada por ser inaceitável que tal ocorrência se venha a repetir no futuro nesta ou noutra escola.

É ainda mais intolerável que não se tenha de imediato corrigido a situação, na sequência de dois acidentes anteriores semelhantes, os quais já haviam servido como alerta para as deficiências ao nível da segurança dos vidros, apesar das reclamações da Direcção desta escola e também dos eleitos da CDU.

Entendemos que esta situação pode e deve ser evitada com medidas urgentes e concretas de prevenção dos riscos, nomeadamente através da substituição dos vidros das janelas por placas acrílicas, tal como se fez no anterior mandato, quando a Junta de Freguesia da Charneca (então liderada pela CDU) reforçou a segurança no Ginásio desta escola, no qual se passou um dos anteriores acidentes de consequências menos graves, substituindo-se à CML, que nunca interveio nesta matéria, mesmo após várias reclamações.

Aliás, é incompreensível que nas obras de remodelação e reabilitação ocorridas há apenas três anos, a CML não tenha imposto, como medida preventiva de segurança, a colocação de vidros inquebráveis num equipamento sob a sua responsabilidade, deixando cerca de 500 alunos do 1º Ciclo em perigo.

Os eleitos da CDU já denunciaram esta ocorrência na Assembleia Municipal de Lisboa não tendo obtido qualquer resposta do Executivo camarário sobre as medidas a tomar e quanto tempo demorarão, pelo que este assunto será novamente levantado pelos nossos Vereadores em reunião de CML.

Não iremos desistir de lutar pela segurança e bem-estar das crianças, particularmente nos casos que poderão ser resolvidos apenas com bom senso, diálogo e vontade política. Afinal, com iniciativas simples que o actual executivo de direita parece não ter.

A Coordenadora CDU da Charneca/Ameixoeira