Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CDU LUMIAR

Blogue conjunto do PCP e do PEV Lumiar. Participar é obrigatório! Vê também o sítio www.cdulumiar.no.sapo.pt

CDU LUMIAR

Blogue conjunto do PCP e do PEV Lumiar. Participar é obrigatório! Vê também o sítio www.cdulumiar.no.sapo.pt

Altas promessas

Sobreda, 07.02.08
A SGAL - Sociedade Gestora da Alta de Lisboa - promete para 2008 assumir o compromisso de gerar benefícios duradouros para as pessoas e instituições da Alta de Lisboa, mais concretamente a nível das acessibilidades. Assim, após a inauguração do Eixo Norte-Sul, fala-se agora num esforço acrescido para a concretização de outras grandes vias.
- Finalização da nova Av. Eng. Santos e Castro, que se encontra dependente da disponibilização de terrenos pela CML, que, julga a SGAL, poderá ocorrer a curto prazo;
- Desenvolvimento do Eixo Central ou Passeio de Lisboa, que será a via urbana estruturante mais importante do Projecto e que igualmente tem troços dependentes da disponibilização de terrenos pela CML;
- Início da construção da Porta Sul ou Nó de Calvanas, junto à 2ª Circular, que apenas aguarda decisão da CML e que é uma das obras mais importantes do Projecto Alta de Lisboa. De grandes dimensões, foi projectada para servir de alavanca a uma requalificação urbana da zona entre a 2ª Circular e o Campo Grande, bem como de ligação entre a Alta e a Baixa, possibilitando que se percorra a cidade da Baixa a Alta em poucos minutos 1.
Embora ainda não se perceba se o encurtar dos tempos de deslocação se fará através de melhores transportes públicos, de uma coisa se fica com a certeza: todos os ‘esforços’ anunciados sobre mobilidade e acessibilidades estão dependentes de deliberações camarárias. Daí que seja fácil produzir ‘Altas’ promessas à custa de terceiros.
Talvez assim melhor se compreenda as consequências de a "Alta de Lisboa se encontrar sem dinheiro para terminar no prazo previsto a nova cidade do Lumiar" 2.
Recorda-se que o PUAL - Plano de Urbanização do Alto do Lumiar - foi aprovado pela AML em 18 de Julho de 1996 e 16 de Junho de 1997, tendo sido ratificado em reunião de Conselho de Ministros de 24/09/1998 (RCM nº 126/98, publicado no D.R. de 27/10/98).
 

1. Ver www.altadelisboa.com/05-noticias2.php?ID=33

2. Ver http://cdulumiar.blogs.sapo.pt/15504.html

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.