Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CDU LUMIAR

Blogue conjunto do PCP e do PEV Lumiar. Participar é obrigatório! Vê também o sítio www.cdulumiar.no.sapo.pt

CDU LUMIAR

Blogue conjunto do PCP e do PEV Lumiar. Participar é obrigatório! Vê também o sítio www.cdulumiar.no.sapo.pt

A inflação mais elevada dos últimos 16 meses

Sobreda, 17.02.08
Apesar do período de saldos, a inflação no primeiro mês do ano não abrandou. Com efeito, a taxa de inflação média apurada em Janeiro situou-se nos 2,5%, bem acima das estimativas do Governo para este ano, que apontavam para uma subida média dos preços de ‘apenas’ 2,1%, e ao qual foi indexado o aumento dos salários.
O relatório de Janeiro, do Índice de Preços no Consumidor (IPC) do INE, conclui ainda que, no primeiro mês de 2008, a inflação homóloga atingiu o valor mais elevado dos últimos 16 meses - 2,9% - mais duas décimas de ponto percentual do que o registado em Dezembro de 2007 (2,7%).
Os aumentos de preços mais significativos deram-se entre os produtos alimentares e bebidas não alcoólicas, habitação, água, electricidade, gás e outros combustíveis. Nestas categorias, foram mais evidentes as variações mensais dos preços do peixe, que subiu 4,7%, e da electricidade, com um aumento de 5,2%.
Na comparação, entre a taxa de variação homóloga do IPC de Janeiro de 2008, com o último trimestre de 2007, há, igualmente, acelerações nos preços na habitação, água, electricidade, gás e outros combustíveis, assim como nos hotéis e restaurantes.
 

Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.