Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CDU LUMIAR

Blogue conjunto do PCP e do PEV Lumiar. Participar é obrigatório! Vê também o sítio www.cdulumiar.no.sapo.pt

CDU LUMIAR

Blogue conjunto do PCP e do PEV Lumiar. Participar é obrigatório! Vê também o sítio www.cdulumiar.no.sapo.pt

Memórias registadas em livro

Sobreda, 02.03.08
A história das colectividades da Graça, onde se estreou aos microfones da rádio a carismática Milú, celebrizada em filmes como ‘O Leão da Estrela’ e ‘Costa do Castelo’ fica a partir de 6ª fª disponível numa edição da CML. O livro, que inclui fotos e entrevistas com as antigas vedetas, recordando os seus êxitos, vai estar disponível a partir de 2ª fª na Livraria Municipal, na Avenida da República, e será em breve vendido nas livrarias do circuito comercial.
Na publicação são descritos episódios da história das colectividades da Graça - algumas delas centenárias - e desconhecidos do grande público. As mais antigas são a Caixa Económica Operária, de 1876, o Grupo Excursionista Fiseu do Monte (1898) e o Grupo dos Cinco Reis (1907). Mais recentes, mas também alvo de atenção, são o Maria Pia Sport Clube, o Grupo Recreativo Estrela de Ouro, o Desportivo da Mouraria, o Futebol Clube Monte Pedral e o Núcleo dos Amigos do King (1996).
Todas estas colectividades têm ainda as suas portas abertas. Símbolos emblemáticos da Graça são o Cine Royal, onde foi exibido o primeiro filme sonoro em Portugal. Hoje está lá um supermercado, mas na fachada não se pode mexer, dado o interesse do imóvel.
Este livro é o 2º volume de uma colecção sobre as colectividades de Lisboa, sendo o primeiro dedicado aos Prazeres. Em preparação estão já mais dois volumes, um dedicado à Freguesia do Lumiar e outro sobre as Freguesias da Ajuda e Santos.
 
Ver Lusa doc. nº 8059054, 29/02/2008 - 16:39