Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CDU LUMIAR

Blogue conjunto do PCP e do PEV Lumiar. Participar é obrigatório! Vê também o sítio www.cdulumiar.no.sapo.pt

CDU LUMIAR

Blogue conjunto do PCP e do PEV Lumiar. Participar é obrigatório! Vê também o sítio www.cdulumiar.no.sapo.pt

Ameixoeira desprotegida - 1

Sobreda, 12.04.07

Realizou-se uma sessão Extraordinária da Assembleia de Freguesia da Ameixoeira no passado dia 19 de Dezembro, com o intuito de prestar esclarecimentos à população sobre o PAT (Programa de Acção Territorial) no que se refere à Ameixoeira. Esta sessão contou com a presença da vereadora responsável à data pelo Urbanismo na CML, e da sua equipa técnica. Apesar das várias promessas apresentadas, a CDU considera que a reunião foi pouco produtiva em compromissos e medidas concretas para serem implementadas. Entretanto a vereadora suspendeu o seu mandato, pelo que se desconhecem novos dados sobre o desenvolvimento do PAT e quem é o seu actual responsável. Por enquanto, aqui deixamos alguns exemplos da degradação urbanística.



Este palacete semi-rural faz esquina da Travessa de Santo António nºs 2 e 4 com a Rua Direita da Ameixoeira, embora não tenha qualquer porta para este lado. Para quem já lá entrou, e viu o seu interior queimado e totalmente em ruínas, é uma dor de alma.

 

Esta casa multiplica-se em vários corpos, tendo uma quinta nas traseiras. Nesta rua a maioria dos edifícios estão também abandonados.



O jacarandá, quando florido, é um prémio inesperado e um regalo para a vista.

 

Também na Rua Direita há numerosos edifícios devolutos. O abandono no centro histórico da freguesia é total. Por aqui também não há recuperação do património.

A Associação de Estudos e Defesa do Património Histórico-Cultural da Freguesia da Ameixoeira bem tem repetidamente alegado a legislação em vigor de modo a que “sejam tomadas medidas tendentes a evitar que a degradação daquele património assuma consequências irreversíveis”, medidas essas que permitiriam “a intervenção expedita da Câmara Municipal de Lisboa, tendo em vista a execução do respectivo programa de reabilitação urbana”, visto competir à CML “promover as acções e o processo de recuperação e reconversão urbanística da área”.

E já agora, sabia que a Casa da Cultura da Ameixoeira continua encerrada e sem funcionar, apesar de ter sido inaugurada em Julho de 2006?

Porque será a 'periférica' Ameixoeira uma Freguesia órfã de Câmara?