Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CDU LUMIAR

Blogue conjunto do PCP e do PEV Lumiar. Participar é obrigatório! Vê também o sítio www.cdulumiar.no.sapo.pt

CDU LUMIAR

Blogue conjunto do PCP e do PEV Lumiar. Participar é obrigatório! Vê também o sítio www.cdulumiar.no.sapo.pt

Esquadra entre a SGAL e o MAI

Sobreda, 06.06.08
O projecto da Alta de Lisboa, onde actualmente vivem 30.000 pessoas, prevê que em 2015 possam ali viver cerca 65 mil pessoas. Para este empreendimento, que ocupa uma área de 300 hectares a Norte da Segunda Circular e a poente do Aeroporto da Portela, estava prevista uma esquadra de polícia para aumentar a segurança de uma zona em crescimento e que a autarquia considerava uma eixo prioritário ao desenvolvimento da cidade.
Em Setembro de 2005, quando foi lançada a primeira pedra, estava previsto que o edifício, com quatro pisos, albergasse uma esquadra (ou não) 1, uma zona para a Brigada de Acidentes, além de áreas para operações de segurança, logística e apoio geral, quartos de detenção, administração e finanças, ginásio, carreira de tiro, garagem e zona de parada.
O edifício foi construído pela SGAL, ao abrigo do contrato que envolve o Plano de Urbanização da Alta de Lisboa, mas ficou, depois de pronta, cerca de um ano fechada, sem utilização, por morosidade burocrática.
Por isso, o presidente da Sociedade Gestora da Alta de Lisboa (SGAL) que falava durante uma conferência de imprensa para fazer o balanço e apresentar a nova imagem do projecto ‘Alta de Lisboa’, considerou ontem lamentável que o edifício construído pela empresa, no cruzamento da Av. Maria Helena Vieira da Silva com a Travessa da Mata, e que deveria acolher uma esquadra policial, venha a receber a Divisão de Trânsito da PSP.
“É um desperdício do investimento público ali feito, mas esta é uma opinião pessoal e a decisão é do Ministério da Administração Interna. A esquadra tem uma área total de construção que ronda os 3.500 metros quadrados e não me parece adequada a instalação da Divisão de Trânsito”, afirmou.
Aquele responsável corroborou as críticas feitas em Maio pelo ex-presidente da CML, que em Maio se mostrou contra a ocupação da nova esquadra pela Divisão de Trânsito da PSP, tendo em conta a previsão de crescimento urbanístico e demográfico daquela zona da capital. Os moradores também já se mostraram contra esta alteração, tendo sido promovida uma petição on-line a lembrar a urgência de instalar a divisão policial do Alto do Lumiar, que abrange as freguesias da Ameixoeira, Charneca e Lumiar 2
Perante estes protestos e estas declarações, o MAI garantiu antes de ontem que o edifício onde está instalada a Divisão de Trânsito da PSP, na Alta de Lisboa, vai ter também uma esquadra para policiamento da zona, há muito reivindicada pelos habitantes daquelas freguesias 3
No que respeita à instalação da esquadra de polícia, de 3.900 m2 de construção e 2.800 m2 de arranjos exteriores, que acolhe a Divisão de Trânsito da PSP, o presidente da SGAL diz-se ‘esperançado’ em que a direcção nacional da polícia reveja a escolha. “Divisão? Estão lá duas pessoas do trânsito quando gastámos 3,5 milhões de euros para a pôr de pé. Entregámo-la em Outubro ao Ministério da Administração Interna e não está a ser devidamente utilizada, o que vai fazer com que se degrade. Não acredito que a PSP vá continuar a desperdiçar uma esquadra assim. O policiamento é essencial para a Alta e para a zona contígua, onde vive parte substancial dos habitantes da cidade” 4
Parece que a tomada de decisão vai andando de Pôncio para Pilatos, ou vice-versa?
 
3. Ver JNotícias 2008-06-04, p. 24
4. Ler artigo de Catarina Prelhaz IN Público 2008-06-04

Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.