Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CDU LUMIAR

Blogue conjunto do PCP e do PEV Lumiar. Participar é obrigatório! Vê também o sítio www.cdulumiar.no.sapo.pt

CDU LUMIAR

Blogue conjunto do PCP e do PEV Lumiar. Participar é obrigatório! Vê também o sítio www.cdulumiar.no.sapo.pt

Enfermeiros protestam contra o silêncio do Governo

Sobreda, 11.07.08
Os apitos e as buzinas voltaram a soar junto ao Ministério da Saúde, onde mais de 600 enfermeiros se concentraram, esta 5ª fª à tarde, em protesto contra a precariedade laboral.
Os manifestantes, vestindo batas brancas e erguendo mensagens com palavras de ordem, insurgiram-se contra o “silêncio” do Governo.
Os enfermeiros acusam o executivo de não cumprir as promessas feitas e queixam-se da falta de respostas. “O Ministério da Saúde e o Governo assumiram que 2008 é um ano de combate à precariedade. É inadmissível que se mantenha sem apresentar soluções” afirma o coordenador do Sindicato de Enfermeiros Portugueses.
Os enfermeiros exigiram o início do processo negocial da carreira e reclamaram a abertura de mais vagas nos hospitais. Um protesto onde não faltaram também os estudantes de enfermagem. “Estou aqui para reivindicar o meu direito de ter um emprego”, diz uma das estudantes de enfermagem 1.
A falta de enfermeiros é também outras das lacunas do Centro de Saúde do Lumiar, cujo quadro tem uma dotação de 63 enfermeiros, estando apenas 21 lugares providos.
Recorda-se que este Centro de Saúde tem 92.692 utentes inscritos, havendo 18.675 utentes sem médico de família. Tem ainda uma dotação de 61 médicos, dos quais apenas 42 lugares se encontram providos, e destes mais 6 médicos se encontram ausentes por motivo de requisição, deslocação ou licença sem vencimento. O quadro de pessoal administrativo tem uma dotação de 54 profissionais, estando apenas 31 lugares providos 2.
 
2. Relatório do Centro de Saúde do Lumiar datado de 17 de Junho de 2008

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.