Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CDU LUMIAR

Blogue conjunto do PCP e do PEV Lumiar. Participar é obrigatório! Vê também o sítio www.cdulumiar.no.sapo.pt

CDU LUMIAR

Blogue conjunto do PCP e do PEV Lumiar. Participar é obrigatório! Vê também o sítio www.cdulumiar.no.sapo.pt

Saramago vai ‘agitar’ a Casa dos Bicos

Sobreda, 18.07.08
A Fundação José Saramago ocupará a Casa dos Bicos em Lisboa com um projecto de “agitação” que promove a Literatura, os Direitos Humanos e o Ambiente e não leva “em ombros” o seu patrono, garantiu o escritor. “Só em circunstâncias muito excepcionais é que a Fundação José Saramago se ocupará da pessoa que lhe deu nome”, afirmou o autor prémio Nobel da Literatura.
O acordo entre a Fundação e a CML para a cedência da Casa dos Bicos foi ontem assinado em Lisboa, um dia depois de ter sido aprovado em reunião do executivo municipal com os votos contra do PSD e do movimento LCC. O presidente da CML prevê que “nos próximos meses” a Fundação possa ocupar o edifício monumento nacional do Campo das Cebolas.
Saramago comprometeu-se a “honrar a Casa dos Bicos com trabalho, com espírito de iniciativa, com vistas largas” e afirmou que um dos objectivos centrais da fundação com o seu nome é a promoção dos Direitos Humanos.
O escritor recordou que abordou no discurso de agradecimento do prémio Nobel, em Estocolmo há dez anos, a “porta que se abriu” com a Declaração Universal dos Direitos do Homem. “A porta fechou-se. É preciso abri-la, arrombá-la. É preciso agitação”, afirmou.
A “agitação” do projecto da fundação estende-se à promoção do meio ambiente e da literatura, e depois de um colóquio sobre Jorge de Sena, estão previstas acções sobre a obra de José Rodrigues Miguéis, Raul Brandão e Almada Negreiros, referiu. “É uma fundação ‘sui generis’ que não vai fazer o que em princípio seria a sua vocação: pegar no seu patrono, colocá-lo em ombros e passeá-lo pelo mundo”, reiterou o escritor.
 
Lusa doc. nº 8561181, 17/07/2008 - 17:55

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.