Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CDU LUMIAR

Blogue conjunto do PCP e do PEV Lumiar. Participar é obrigatório! Vê também o sítio www.cdulumiar.no.sapo.pt

CDU LUMIAR

Blogue conjunto do PCP e do PEV Lumiar. Participar é obrigatório! Vê também o sítio www.cdulumiar.no.sapo.pt

Saúde pública ‘contida’

Sobreda, 22.04.07

Justos protestos acompanharam a abertura do Hospital (Privado) da Luz, situado na Avenida Lusíada, junto ao Centro Comercial Colombo, onde cerca de 100 moradores de Carnide exigiram a construção do prometido Centro de Saúde (Público). A nova unidade privada de Saúde em Lisboa, um investimento de 105 milhões de euros, tem 168 novos quartos, prevendo-se 270 mil consultas, 11 mil internamentos e 13 mil cirurgias por ano. O Hospital oferece consultas de especialidades distintas, como a urgência permanente para adultos e crianças e unidades de cuidados pós-agudos, continuados, paliativos e medicina física e de reabilitação 1.

Embora não fosse este equipamento o que os moradores esperavam, e apesar de “cansados de promessas”, estiveram reunidos de forma ordeira a “exigir aquilo que é o seu direito”. Para o presidente da Junta, “a situação actual é inaceitável. A freguesia só é servida por uma extensão do Centro de Saúde de Benfica, instalada num pré-fabricado” apesar de dispor de “um terreno situado junto à Casa do Artista, para acolher o tão desejado estabelecimento de saúde” 2. Afirma tratar-se de uma reivindicação antiga dos moradores, sublinhando que a construção do Centro de Saúde “é o maior desejo da população que espera que “as promessas não fiquem em palavras e se transformem em actos”.

Recorde-se que apenas o Partido Ecologista “Os Verdes” havia proposto, durante a discussão do Orçamento de Estado, que se inscrevesse no PIDDAC a verba para a construção do centro no actual parque dos artistas de circo que, nessa altura, sairiam do local, para poderem ser realojados. A sugestão foi porém chumbada pelo PS na A.R.

Por isso, os moradores continuaram a queixar-se de insegurança, de falta de acessos e de profissionais de saúde. A actual extensão do “centro de saúde está situada num ermo” e sem transportes, esclareceu uma moradora, adiantando que as pessoas correm o risco de ser assaltadas devido ao percurso que têm de fazer para chegar ao estabelecimento de saúde 3.

Os manifestantes esperaram então pelo Presidente da República e pelo Ministro da Saúde, à porta do novo Hospital e entregaram um documento com 2.000 assinaturas onde reclamam um novo Centro de Saúde para Carnide, a sexta maior freguesia de Lisboa, que responda às necessidades dos cerca de 21 mil moradores da freguesia, dos quais 7 mil pessoas sem médico de família. Após a entrega do abaixo-assinado à comitiva governamental, o titular da pasta da Saúde acabou por conversar com os presidentes da Junta e da Assembleia de Freguesia e, achando justa a reivindicação, considerou “que se poderá avançar para a instalação de uma unidade de saúde em contentores" 4 !! Sem comentários.

Em contraponto, a direcção do novo Hospital recusou a ideia de que este será um “hospital para ricos” e lembrou, a esse propósito, que só os beneficiários dos cartões de saúde de duas empresas privadas do grupo ascendem a dois milhões de portugueses, ou seja, um quinto da população 5. Sobre esta questão aproveite-se para transcrever uma missiva de uma leitora de um jornal diário:

“Embora seja simpatizante de Cavaco Silva, não posso deixar de demonstrar a minha indignação pela publicidade que fez ao Hospital Particular da Luz. Um hospital ao qual só terão acesso as famílias com grandes recursos financeiros, ou os que estão integrados em subsistemas de saúde. Os portugueses pobres continuarão à espera de uma operação anos a fio e a pagar consultas particulares. Quanto às afirmações do dr. José Roquete, gostaria que me informasses qual é o seguro de saúde que custa 20 euros por mês e que dá acesso ao seu hospital? (...)” 6.

Em conclusão, numa capital europeia no século XXI, a única alternativa a um equipamento privado parece ser um centro de saúde público em... contentores.

 

1. Ver www.correiodamanha.pt/noticia.asp?id=239049&idselect=10&idCanal=10&p=200

2. “Protesto garante promessa”, Jornal da Região nº 77, p. 6

3. “Protestos marcam abertura de hospital”, Metro 2007-04-19, p. 6

4. Ver http://jn.sapo.pt/2007/04/19/pais/populacao_carnide_reivindica_centro_.html

5. Ver Lusa, Notícia SIR-8929772

6. “Um hospital que não é para todos, Metro 2007-04-19, p. 10