Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CDU LUMIAR

Blogue conjunto do PCP e do PEV Lumiar. Participar é obrigatório! Vê também o sítio www.cdulumiar.no.sapo.pt

CDU LUMIAR

Blogue conjunto do PCP e do PEV Lumiar. Participar é obrigatório! Vê também o sítio www.cdulumiar.no.sapo.pt

Está doente? Cure-se!

Sobreda, 26.07.08

A Ministra da Saúde afirmou antes de ontem, no final do Conselho de Ministros, que Portugal vai ter, em três ou quatro anos, um período muito crítico” de… falta de médicos, sobretudo clínicos de família, pediatras e obstretas, urologistas e anestesistas 1.

É como quem aconselha: se padece de maleitas, auto-cure-se que isso passa-lhe e sempre sai mais barato ao Estado…
Apesar do aumento de cerca de 500 vagas nos cursos de Medicina nos últimos anos, Portugal vai continuar a sentir a quebra de formação de médicos dos anos 80. “Portugal vai enfrentar uma grave crise de médicos nos próximos anos”. A afirmação foi feita na 5ª fª à tarde, pela ministra da Saúde à saída do Conselho de Ministros.
Por exemplo, na Anadia os utentes estão novamente em protesto, mas a ministra mostra-se inflexível insistindo que as urgências nocturnas do hospital não vão abrir, adiantando ainda que caso se justifique por razões de saúde, a Câmara mundial (?) e a Associação Regional de Saúde do Centro podem fazer uma proposta para que seja reaberto o atendimento nocturno. Mas o pedido vai ter sempre de passar pela aprovação do Ministério da Saúde.
Alarmante é a afirmação da ministra da Saúde quando confessa que não sabe quando é que os utentes sem médico de família vão ter a situação normalizada 2.
Por isso o PCP acusa o Governo de fazer cortes no capital dos principais hospitais públicos, motivo pelo qual pretendem pedir explicações à ministra da Saúde, denunciando cortes de 50% nas verbas destinadas ao investimento em alguns hospitais do Serviço Nacional de Saúde, o que trará consequências graves para os utentes.
Defendendo que a medida mostra que o Governo está apenas preocupado com a redução dos custos na Saúde, o líder parlamentar comunista revela que o PCP entregou já um requerimento na Assembleia da República, pedindo a presença da ministra Ana Jorge no Parlamento 3.
 
1. Ler Destak 2008-07-25, p. 5