Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CDU LUMIAR

Blogue conjunto do PCP e do PEV Lumiar. Participar é obrigatório! Vê também o sítio www.cdulumiar.no.sapo.pt

CDU LUMIAR

Blogue conjunto do PCP e do PEV Lumiar. Participar é obrigatório! Vê também o sítio www.cdulumiar.no.sapo.pt

Cortes nos hospitais públicos

Sobreda, 29.07.08
O PCP quer que a ministra da Saúde explique as reduções de cerca de 50% nas verbas destinadas a alguns hospitais públicos. Os comunistas acusaram o Governo de fazer cortes no capital dos principais hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
As acusações foram feitas no final da semana passada pelo líder da bancada comunista que concluiu que o Governo está apenas preocupado com a redução dos custos na saúde. Tendo em consideração as graves consequências que estes cortes podem trazer aos utentes, o PCP já entregou um requerimento na Assembleia da República, no qual foi pedida a presença da ministra no Parlamento 1.
Já no início dessa mesma semana o secretário-geral do PCP criticara as políticas de saúde do Governo, acusando-o de ser o responsável pela situação social da classe dos enfermeiros. “Vive-se uma contradição insanável. Faltam enfermeiros ao SNS e sobram enfermeiros para o desemprego e a emigração”, afirmou o líder comunista, após um encontro de cerca de uma hora e meia com o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses.
Para o dirigente do partido, o Governo que “tanto diz combater a precariedade, é o primeiro” a usá-la na administração pública, dando como exemplo “o recurso aos recibos verdes”. O líder do PCP criticou ainda o Governo de José Sócrates “de destruição e privatização” do SNS, numa altura em que as estatísticas internacionais afirmam que “faltam em Portugal 25 mil enfermeiros” 2.
Recorda-se que “Toda a pessoa tem direito a um nível de vida suficiente para lhe assegurar e à sua família a saúde e o bem-estar, principalmente quanto à alimentação, ao vestuário, ao alojamento, à assistência médica e ainda quanto aos serviços sociais necessários…” 3.
 
3. Ler artº 25º da ‘Declaração Universal dos Direitos do Homem’ IN http://ocanto.esenviseu.net/dudh.htm