Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CDU LUMIAR

Blogue conjunto do PCP e do PEV Lumiar. Participar é obrigatório! Vê também o sítio www.cdulumiar.no.sapo.pt

CDU LUMIAR

Blogue conjunto do PCP e do PEV Lumiar. Participar é obrigatório! Vê também o sítio www.cdulumiar.no.sapo.pt

Em defesa do Lumiar na Assembleia de Freguesia

silvasantos, 29.09.06

A Assembleia de Freguesia do Lumiar de ontem foi uma boa sessão de combate político.

Apesar da nossa representação ser minoritária cerca de dez porcento determinou no essencial a dinâmica da reunião tendo feito mais intervenções que todos as restantes bancadas bem expresso no desabafo do eleito do CDS que se referiu a forças que intervêm sempre prolongando os trabalhos. Assim devido ao nosso trabalho preparatório tivemos intervenções do público altamente críticas ao poder instituído apresentando propostas por nós defendidas. Caso da ART e a Quinta de Nossa Senhora, o ensino básico na freguesia, o horário de início da AF (19,30 h), o bairro da Cruz vermelha. As restantes intervenções glosaram sem contestar as propostas e posições apresentadas. Nota: inclusive a intervenção do vizinho do Alto do Lumiar não fugiu às diagnóstico e às propostas que já tínhamos apresentado e vimos defendendo para este bairro (seria interessante aprofundar as nossa ligações nesta área).

Abordámos de forma contundente as péssimas actas em particular a última que cometia graves erros de omissão e mau tratamento das intervenções, que disse, da oposição mas igualmente até o CDS tinha razão de queixa. Não aprovamos a acta, voltou para correcção no que for possível, avariou a gravação das intervenções (algumas…)

Votámos contra a nova revisão orçamental visto que o executivo recebeu 45 mil euros da CML que se propõe gastar em despesas administrativas e num centro de prevenção da toxicodependência de que gostaríamos de saber mais nomeadamente os resultados. O presidente com manha lá foi dando alguma informação esparsa dizendo mal de outras organizações que se dedicam à caridade de cuidar paternalistamente os pobrezinhos e drogados. E ainda retirou dinheiro que estava reservado para o parque infantil. Voltamos a criticar a gestão dos fundos de apoio às colectividades. Continua a ser casuisticamente para os ter na mão. Distribui as cenouras conforme. Não quer trabalho real e de fundo só folclore. Voltaremos a insistir em ter um regulamento de apoio às associações, transparente, participado e discutido na Assembleia de freguesia.  

 Duas outras conclusões gerais primeira: o PSD (também o CDS) tentou mostrar-se desligado da política da maioria da CML e arejando os panos até disse que o actual presidente estava a rasgar o programa eleitoral ao vender a quinta da paz. Aproveitei para lembrar que, por mais que tentassem branquear, a razão dos males da gestão autárquica para a freguesia levados à discussão tinham todos a mesma raiz: o desgoverno, a desorientação e a má  política da CML de maioria PSD/CDS..

O PSD votou favoravelmente as nossas moções de denuncia e condenação contra a Carris e contra o ministério de educação e CML e naturalmente a nossa moção da quinta da paz. Também votamos a deles.

Segunda O PS teve uma atitude vergonhosa anticomunista primária e borrifou-se para os problemas da freguesia e servilmente pôs-se de cócoras defendendo o imaculado governo. (A minha consideração de que eram pessoas inteligentes tem de ser revista). Assim têm de pagar politicamente e ser denunciados (na minha má língua, será por um dos membros do PS na AF ser esposa de um ministro lhe retira o oxigénio do córtex cerebral?)

 Para rematar e já a AF ia adiantada resolveram PSD e PS mancomunar-se para votar contra a moção da segurança social. È caso para dizer mais depressa se apanha um coxo que um bando de mentirosos.

 Em jeito de conclusão e como comecei considero que foi uma boa jornada que forçou a nossa ligação ao povo que estava presente e o que irá saber do que se passou com a divulgação dos nossos documentos apresentados. O trabalho junto dos directamente interessados e das suas organizações dá resultados pelo que temos de continuar a levantar e lutar pelos problemas locais.

Vamos consolidar a organização no agrupamento Lindley Cintra.

Vamos continuar no trabalho unitário nas associações mobilizadas.

Vamos abrir a outros agrupamentos escolares e dinamizar o processo de intervenção de outras associações

  

 

1 comentário

Comentar post