Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CDU LUMIAR

Blogue conjunto do PCP e do PEV Lumiar. Participar é obrigatório! Vê também o sítio www.cdulumiar.no.sapo.pt

CDU LUMIAR

Blogue conjunto do PCP e do PEV Lumiar. Participar é obrigatório! Vê também o sítio www.cdulumiar.no.sapo.pt

Esquadras versus proximidade

Sobreda, 25.04.07

Tendo os moradores e a Associação de Residentes de Telheiras informação sobre a ameaça de encerramento da Esquadra da P.S.P. de Telheiras, a CDU (PCP/PEV) apresentou na Assembleia de Freguesia realizada na semana passada a seguinte Moção.

“Sabendo-se que o Ministério da Administração Interna (MAI) planeia reestruturar as forças de segurança, vendendo equipamentos (edifícios), não aceitando novos elementos para os corpos de segurança, e esteja a programar a extinção de um conjunto de Esquadras da Polícia de Segurança Pública em Lisboa.

Considerando que entre estas se conta a esquadra de Telheiras, que seria substituída por um simples posto de atendimento da P.S.P. ou tão só pela nova esquadra da Alta do Lumiar, no topo da Av. Helena Vieira da Silva.

Considerando que apesar de ocorrer com frequência um considerável número de actos de criminalidade na Freguesia, que a P.S.P. de Telheiras tenha recebido um leque de queixas e procedido a detenções, tendo conseguido um certo grau de contenção da criminalidade, mas se preveja o abrupto encerramento da esquadra sem qualquer contrapartida para o bairro e os cidadãos.

Considerando a necessidade da implementação de policiamento de proximidade, como as figuras de polícia de ‘giro’ e de guarda-nocturno, munida de meios tecnológicos de contacto em rede com serviços centrais.

Considerando, finalmente, a indignação e o desacordo dos Residentes manifestado publicamente no Período de Antes da Ordem do Dia da reunião do dia 17 de Abril da AML.

A CDU propôs que a Assembleia de Freguesia do Lumiar deliberasse reconhecer e saudar os esforços prosseguidos pelos profissionais das forças de segurança na Freguesia, protestar pelo encerramento da Esquadra de Telheiras, ou outra na Freguesia, sem oferta de policiamento público alternativo, solicitar ao MAI que implemente medidas efectivas de “Segurança de Proximidade” junto dos cidadãos e instituições públicas, como escolas, transportes e outros equipamentos sociais”.

A Moção foi aprovada por maioria com os votos de todas as forças políticas representadas na AFLumiar e apenas com os votos contra do PS. Porque seria, se a fonte da informação foi o próprio MAI e membros das forças de segurança?