Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CDU LUMIAR

Blogue conjunto do PCP e do PEV Lumiar. Participar é obrigatório! Vê também o sítio www.cdulumiar.no.sapo.pt

CDU LUMIAR

Blogue conjunto do PCP e do PEV Lumiar. Participar é obrigatório! Vê também o sítio www.cdulumiar.no.sapo.pt

Reedição da CDU para as eleições de 2009

Sobreda, 26.09.08
O PCP quer renovar a Coligação Democrática Unitária (CDU), com “Os Verdes” e Intervenção Democrática, para as eleições de 2009, e recusa qualquer entendimento eleitoral ou governativo para ser “cúmplice” de uma “política de direita”. A proposta é feita no projecto de resolução política aprovada pelo Comité Central do PCP, ontem publicada pelo jornal Avante!, e em debate pelas organizações do partido antes de ser votado no XVIII Congresso Nacional, no final do ano, em Lisboa.
Nas teses, a CDU é apresentada como “um valioso factor de acção política e eleitoral, para enfrentar os próximos actos eleitorais”. A política de alianças para as eleições de 2009 - europeias, autárquicas e legislativas - é uma questão interna pendente.
Em Março deste ano, em declarações à Antena 1, o ex-líder parlamentar do PCP Octávio Teixeira defendera que gostava de ver o seu partido concorrer sozinho às eleições, altura em que o secretário-geral do partido, Jerónimo de Sousa, remeteu a questão para mais tarde.
As “teses” para o próximo Congresso de Dezembro foram agora aprovadas por unanimidade no Comité Central de sábado e domingo e serão discutidas pelas organizações locais do partido até Novembro. “A intervenção da CDU enquanto espaço de participação democrática e de acção política de milhares de cidadãos sem filiação partidária - a que o PCP, o PEV e a ID dão suporte político - confirma a CDU como um valioso factor de acção política e eleitoral, para enfrentar os próximos actos eleitorais”, lê-se no texto.
As teses definem que o Partido Ecologista “Os Verdes” (PEV) “tem vindo a realizar uma intervenção ecologista cada vez mais activa e a alargar e consolidar uma intervenção no plano político e institucional”. Uma intervenção que “se estende muito para além da sua participação na CDU, e que é susceptível de captar e envolver sectores progressistas e democráticos da sociedade”, conclui.
Recorde-se que “Os Verdes” têm prevista a sua Convenção Nacional, a reunião magna do partido e equivalente ao congresso, em que a questão das alianças será discutida, para os dias 13 e 14 de Março de 2009.
O PCP só concorreu sozinho às eleições em 1975 (Assembleia Constituinte) e às legislativas de 1976, tendo depois optado por coligações, primeiro com a FEPU e a APU (Aliança Povo Unido) e depois com a CDU. O XVIII Congresso Nacional do PCP está agendado para 30 de Novembro, 1 e 2 de Dezembro, no espaço multiusos do Campo Pequeno.
 
Ver Lusa doc. nº 8814599, 25/09/2008 - 06:56