Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CDU LUMIAR

Blogue conjunto do PCP e do PEV Lumiar. Participar é obrigatório! Vê também o sítio www.cdulumiar.no.sapo.pt

CDU LUMIAR

Blogue conjunto do PCP e do PEV Lumiar. Participar é obrigatório! Vê também o sítio www.cdulumiar.no.sapo.pt

A doença da cunha

Sobreda, 28.09.08
A Inspecção-Geral das Actividades em Saúde (IGAS) detectou um sistema instalado no Instituto Português de Oncologia (IPO) em que a ‘cunha’ às vezes prevalece sobre a gravidade da doença. Em Lisboa, onde há um défice de ocupação dos blocos operatórios, a situação é pior do que no Porto e em Coimbra.
O IPO de Lisboa faz, segundo a IGAS, um terço das cirurgias que o IPO do Porto, apesar de ter praticamente o mesmo número de médicos.
Segundo a auditoria da IGAS - que analisou a actividade cirúrgica de 2006 e 2007 dos três hospitais especializados em cancro do Serviço Nacional de Saúde - no IPO de Lisboa foram operados 6.680 doentes em 2006, enquanto no do Porto foram feitas, no mesmo ano, 19.884 cirurgias a doentes com cancro.
Aliás, os blocos operatórios daquele hospital público nunca são utilizados a cem por cento, havendo mesmo dias em que os médicos usam as salas de cirurgia durante menos de metade do tempo, em que estas estão disponíveis, e em que as intervenções cirúrgicas nem sempre correspondem à prioridade da gravidade da doença.
 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.