Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CDU LUMIAR

Blogue conjunto do PCP e do PEV Lumiar. Participar é obrigatório! Vê também o sítio www.cdulumiar.no.sapo.pt

CDU LUMIAR

Blogue conjunto do PCP e do PEV Lumiar. Participar é obrigatório! Vê também o sítio www.cdulumiar.no.sapo.pt

Feira da Luz aguarda novo modelo de gestão

Sobreda, 03.11.08

O historial da Feira da Luz tem radicado na importância de se manterem vivas as tradições do país e da Freguesia de Carnide. A Feira tem, no entanto, vindo ao longo dos anos a ser desvirtuada do seu conteúdo pela CML, fazendo dela uma feira banal como todas as outras existentes na cidade. Para além da componente negócio, a Feira tem uma forte manifestação cultural, desportiva e religiosa, onde afluem milhares de visitantes.

No entanto, como a sua requalificação urge, foi apresentada, por um Grupo de Trabalho específico, uma Moção que seria aprovada por unanimidade.
Deste modo, a Assembleia de Freguesia de Carnide solicitou, em 17 de Setembro de 2007, que a Junta de Freguesia, os deputados municipais, os residentes em Carnide e a CML, em conjunto, encontrassem uma proposta credível para requalificação da Feira, não esquecendo as suas tradições e a componente cultural que têm sido promovidas pela Junta de Freguesia de Carnide, embora sem o apoio financeiro da CML 1.
Finalmente, a CML agendou para hoje, 2ª fª dia 3 de Novembro, às 18h30, nas instalações da Junta de Freguesia de Carnide, o anúncio do Programa de Intervenção para o Jardim da Luz e um novo modelo de Feira da Luz, que se pretende que entre em funcionamento na próxima edição da Feira, lá para 2010.
Prevê-se que este programa esteja aberto para discussão pública até ao final do ano de 2008, seguindo-se a fase de aprofundamento projectual e preparação das intervenções.
As alterações urbanas que aconteceram em Carnide nas últimas décadas tornaram o Jardim da Luz um espaço com uma dinâmica totalmente diferente, sujeitando-o a maiores pressões. Em simultâneo, a própria Feira da Luz tem sofrido alterações ao longo dos tempos. Uma intervenção no Jardim da Luz que o torne um espaço verde moderno, equipado e adequado aos nossos tempos exige, em simultâneo, uma abordagem simultânea à Feira da Luz 2, o que, para comerciantes, moradores e visitantes, já tarda.