Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CDU LUMIAR

Blogue conjunto do PCP e do PEV Lumiar. Participar é obrigatório! Vê também o sítio www.cdulumiar.no.sapo.pt

CDU LUMIAR

Blogue conjunto do PCP e do PEV Lumiar. Participar é obrigatório! Vê também o sítio www.cdulumiar.no.sapo.pt

Pelo São Martinho vai à adega e prova o vinho

Sobreda, 11.11.08

Todos os Ameixoeirenses e amigos da Ameixoeira estão convidados para participarem na abertura (prova) da água-pé no dia de São Martinho, que decorrerá no largo do Clube Recreativo Ameixoeirense (à Rua Direita da Ameixoeira), hoje 3ª fª, dia 11 de Novembro, das 15 às 20 horas.

Para além da oferta de água-pé, castanhas, caldo verde, febras e entremeadas, terá uma forte componente de animação artística popular.

 

 

A organização está a cargo da Associação de Estudos e Defesa do Património Histórico-cultural da Freguesia da Ameixoeira, em conjunto com a(s) Associação Unitária de Reformados, Pensionistas e Idosos da Ameixoeira; Associação de Moradores das Galinheiras; Associação de Moradores da Quinta das Lavadeiras; Clube Recreativo Ameixoeirense e um grupo de moradores da Ameixoeira velha, que mais uma vez promove a abertura (prova) da água-pé no dia de São Martinho.
Tradicionalmente celebrado no dia 11 de Novembro, o Dia de São Martinho marcou, durante muitos anos, a Ameixoeira pela frequência de todos quantos aqui vinham para provar a água-pé e comer as castanhas assadas nos muitos magustos que os habitantes da Freguesia promoviam nos quintais e nas adegas das quintas que ainda há pouco tempo eram características emblemáticas da Ameixoeira.
Quem dos mais antigos moradores da Freguesia não se recordará ainda da tradicional abertura da água-pé na Adega Teia da Aranha, aquela tasca bem lisboeta hoje lamentavelmente abandonada e esquecida na Rua Direita da Ameixoeira, onde muitas pessoas acorriam ao apelo ancestral dos ditos populares: “No dia de São Martinho vai à adega e prova o vinho”; “No Dia de São Martinho, lume, castanhas e vinho”?

 

 

Esta iniciativa conta com o apoio da Junta, a colaboração do(s) Grupo Comunitário das Galinheiras e Ameixoeira; Núcleo Empreendedor da Ameixoeira e participação dos alunos da Escola EB1 nº 109.
 
Programa
15h00 - Abertura (prova) da água-pé;
15h30 - Recepção dos Alunos, Pais, Encarregados de Educação, Professores e Funcionários da Escola Primária nº 109 - Prof. Eurico Gonçalves;
16h00 - Hélder Nunes (Organista e Vocalista);
16h30 - Grupo Coral Vozes da Ameixoeira;
17h30 - Hélder Nunes (Organista e Vocalista);
19h00 - Concerto de prestígio em Guitarra Portuguesa e Fado pelo Quarteto Edgar Nogueira, composto por Prof. Edgar Nogueira (Guitarra Portuguesa), Nelson Aleixo (Viola), Catarina Rosa (Violoncelo) e Teresa Rombo (Fadista).