Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CDU LUMIAR

Blogue conjunto do PCP e do PEV Lumiar. Participar é obrigatório! Vê também o sítio www.cdulumiar.no.sapo.pt

CDU LUMIAR

Blogue conjunto do PCP e do PEV Lumiar. Participar é obrigatório! Vê também o sítio www.cdulumiar.no.sapo.pt

O Pavilhão Carlos Lopes deve servir para a prática desportiva

Sobreda, 01.12.08

Na Ordem de Trabalhos da 68ª Reunião Pública da CML do passado dia 26 de Novembro, estava agendada a proposta nº 1136/2008, subscrita pelo Vice-Presidente da CML, com a finalidade de ‘Autorizar a instalação do Museu Nacional de Desporto no Pavilhão Carlos Lopes’.

Ao longo de várias décadas, o Pavilhão Carlos Lopes (PCL) foi o local de referência do desporto na cidade de Lisboa. Várias gerações de desportistas, mulheres e homens, jovens e adultos, tinham no PCL o seu pavilhão desportivo onde treinavam ou jogavam “em casa”.
Quem acompanha o desporto em Lisboa sempre acreditou que uma intervenção de fundo permitisse restituir aos desportistas a sua ‘casa’ e que de novo o PCL voltasse a ser um local de referência da prática desportiva de Lisboa, até porque a cidade ostenta uma carência acentuada em instalações cobertas para a prática de desportos colectivos de usufruto dos clubes, nomeadamente, dos escalões etários mais jovens.
Depois de vários anos com muitas promessas e de ‘certezas’ sobre a aplicação das contrapartidas do Casino, o actual executivo da CML quer livrar-se do problema e oferecer o PCL para a instalação do Museu Nacional do Desporto.
A existência de um Museu Nacional do Desporto constituiu um objectivo importante para afirmar o desporto e as práticas associativas como parte integrante da cultura humana.
Contudo, tal propósito não pode anular ou impedir a importância da própria prática desportiva e antes lhe deve estar associada. E se existe capacidade financeira para se proceder a esta remodelação museológica, certamente que na ordem de prioridades caberá também a capacidade financeira para reabilitar o PCL para a prática desportiva regular.
A(o)s subscritoras/es da petição não querem que o PCL seja apenas mais um lugar de memórias desportivas. Querem que o PCL volte a estar ao serviço da prática desportiva de Lisboa.
 
Solicita-se, por isso, que leia, subscreva e divulgue a Petição inserida em www.petitiononline.com/pvclopes/petition.html