Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CDU LUMIAR

Blogue conjunto do PCP e do PEV Lumiar. Participar é obrigatório! Vê também o sítio www.cdulumiar.no.sapo.pt

CDU LUMIAR

Blogue conjunto do PCP e do PEV Lumiar. Participar é obrigatório! Vê também o sítio www.cdulumiar.no.sapo.pt

Banco de Portugal prevê 90 mil desempregados em 2009

Sobreda, 08.01.09

Pelo menos 90 mil pessoas podem cair no desemprego em 2009. E o número de desempregados vai ultrapassar o meio milhão, de acordo com os dados antes de ontem divulgados pelo Banco de Portugal.

O governador do banco central traçou mesmo um quadro muito negro, confirmando que a economia entrou em recessão técnica no segundo semestre de 2008. A economia deverá recuar 0,8% em 2009, face a 2008, e já está em recessão técnica causada pela quebra do investimento e das exportações.
O banco central prevê um decréscimo de 0,7% a 1% no emprego, o que equivale a dizer que pelo menos 50 mil pessoas - de entre 5,1 milhões de empregos - estarão no desemprego. A este número haverá que juntar mais 40 mil pessoas (jovens) que todos os anos - em média - terminam a escolaridade e tentam encontrar trabalho.
Ou seja, 525 mil pessoas poderão em 2009 estar sem trabalho e em 2010 haverá ainda mais desemprego, tendo os serviços calculado que existirá uma queda de 0,2% no mercado de trabalho, o que significa menos oito mil empregos. Outros 40 mil terão dificuldades em arranjar trabalho. Isto apesar de então, a economia crescer 0,3% face a 2009. A queda na produção (PIB), é explicada pela ‘rotura’ no investimento e forte recuo nas exportações (3,6%).
Entre 2008 e 2010 completa-se um ciclo de três anos em queda contínua no investimento, pelo que, com a actual governação, a luz ao fundo do túnel, se calhar, nem lá para o início da próxima década.
 

Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.