Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CDU LUMIAR

Blogue conjunto do PCP e do PEV Lumiar. Participar é obrigatório! Vê também o sítio www.cdulumiar.no.sapo.pt

CDU LUMIAR

Blogue conjunto do PCP e do PEV Lumiar. Participar é obrigatório! Vê também o sítio www.cdulumiar.no.sapo.pt

Mais 76 mil pessoas em situação de desemprego

Sobreda, 18.01.09

O Governo diz que o desemprego chegará aos 8,5% da população activa, a mais alta taxa das últimas duas décadas. Isto significa que haverá mais 36 mil desempregados em 2009, com a população desempregada a atingir, apenas segundo os números oficiais, os 470 mil.

Mas, na realidade, o desemprego pode atingir contornos mais negros. É que, nas previsões governamentais, está indicado um decréscimo de 0,7% do emprego (o Banco de Portugal calcula um recuo de 1%). Isto significa que pelo menos 36 mil pessoas saem do mercado de emprego. A estes ‘números’ haverá que somar pelo menos 40 mil pessoas que todos os anos tentam entrar no mercado de trabalho.
As despesas do Estado previstas para 2009 superam as receitas em 3,9% do PIB. O défice sobe mais de 2,7 mil milhões desde Outubro último, devido à crise económica. Mais de 1,4 mil milhões de euros, 0,9% do PIB, é justificado em despesas com o desemprego e com a perda de impostos.
Para estes números, o Governo continua a não mostrar todas as contas que fez, na preparação do orçamento suplementar, para travar a recessão. Diz ter alargado os cordões à bolsa e que vai ‘injectar’ na economia pelo menos 2,7 mil milhões de euros.
No entanto, as despesas orçamentais, que estavam em Outubro desenhadas para serem superiores às receitas em 2,2% do PIB (défice orçamental), estão agora, com a crise, a conduzir o desequilíbrio das contas para os 3,9% da riqueza 1.
Afinal, com os números do desemprego sempre a subir, será que o Governo vai teimar em dizer que não passam de ‘hipotéticos cenários’ inventados pela oposição?