Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CDU LUMIAR

Blogue conjunto do PCP e do PEV Lumiar. Participar é obrigatório! Vê também o sítio www.cdulumiar.no.sapo.pt

CDU LUMIAR

Blogue conjunto do PCP e do PEV Lumiar. Participar é obrigatório! Vê também o sítio www.cdulumiar.no.sapo.pt

Reabilitação urbana aguarda financiamento

Sobreda, 21.01.09

Dos 4.767 edifícios devolutos que existem na cidade, 408 são municipais. Entre estes, 52 serão avaliados e levados a hasta pública para serem recuperados por privados, 24 serão demolidos, 34 destinam-se a realojamento e outros 34 a realojamento e/ou alienação.

Dez destinam-se a cooperativas de habitação, 41 estão integrados em planos e dois serão futuras residências (uma de estudantes e outra assistida). Outros dois serão hotéis de charme e os restantes estão integrados em vários planos e estudos.
Quanto aos 4.359 que pertencem a particulares, 112 estão nas mãos de instituições, 63 são da Santa Casa da Misericórdia, 5 de bancos, 22 de empresas privadas, 14 de entidades públicas, 3 de seguradoras e os restantes são privados. Apenas 1.253 deram entrada com processos de licenciamento na autarquia, dos quais 728 estão já aprovados ou deferidos.
Para tal, a CML diz que espera contar com 140 milhões de euros para financiar obras de reabilitação municipal e obras coercivas, contraindo um empréstimo junto do Banco Europeu de Investimento, a que se juntam 70 milhões, via Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU).
O eixo central - Avenida da Liberdade, Avenida da República e Avenida Fontes Pereira de Melo - e a Avenida Almirante Reis são os considerados prioritários pelo executivo camarário em termos de reabilitação.
Para além do empréstimo, a CML espera agora também que os privados invistam na reabilitação.
 
Ver Lusa doc. nº 9228033, 20/01/2009 - 17:51

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.