Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CDU LUMIAR

Blogue conjunto do PCP e do PEV Lumiar. Participar é obrigatório! Vê também o sítio www.cdulumiar.no.sapo.pt

CDU LUMIAR

Blogue conjunto do PCP e do PEV Lumiar. Participar é obrigatório! Vê também o sítio www.cdulumiar.no.sapo.pt

Lumiar desprotegido - 7

Sobreda, 14.05.07

 

Parece um Jacarandá, mas... podado como foi, quase parece um… “poodle”. As fotografias foram tiradas no dia 15 de Dezembro, na Alameda das Linhas de Torres, entre o Campo Grande e o Lumiar. É precisa uma cruzada contra os ignorantes que teimam em querer fazer melhor em 50 anos de sua insignificante vida de “phodadores” que a natureza em 5 milhões de anos 1.

 

“Os jacarandás, uma das árvores icónicas de Lisboa, iniciam a sua primeira época de floração nos finais de Maio, princípios de Junho (e a segunda floração surge, por vezes, no início do Outono). Anualmente, os jacarandás marcam e intensificam a fase que precede o Verão. A calçada, assim que começam a brotar as primeiras flores, reveste-se de salpicos de lilás que vão persistindo mas que, com o tempo, vão degradando-se, perdem a vitalidade e transformam-se, gradualmente, numa goma suja sobre o calcário que permanece até ser lavada pelas primeiras chuvas de Setembro” 2.

 

Essas atrocidades com as árvores acontecem em todas as cidades à volta de Lisboa. E, embora em Lisboa seja mais raro ver podas assim, infelizmente há muitos abates. E há uns meses ainda nem ainda se conhecia o recente crime ambiental do abate dos plátanos no Campo Pequeno… Já agora, subscreva a petição do Fórum Cidadania Lisboa em www.gopetition.com/sign.php?petid=12119

1. Ver http://aphodadasarvores.blogspot.com/2006/12/mais-e-mais-asneirasobg-siri.html

2. Ver http://cheirar.blogspot.com/2007/01/lisboa-com-jacarands.html