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Quinta-feira, 17 de Maio de 2007

Linhas de Metro sem prazos de linhas

A parte deveras relevante da notícia é que o Metropolitano de Lisboa se prepara para investir 67 milhões de euros até 2011 na melhoria das acessibilidades para os utentes com mobilidade reduzida e deficiências visuais. As medidas a desenvolver incluem a instalação de elevadores em 22 estações existentes, que se vêm juntar às 21 que já possuem este equipamento.

A pensar nos passageiros cegos e amblíopes, o Metro vai colocar tiras de borracha rígidas entre as carruagens, linhas de segurança tácteis nos cais e tiras com texturas e relevos para fazer para fazer o encaminhamento desde os acessos às estações até aos comboios. A empresa vai ainda promover uma intervenção nas carruagens de forma a instalar um mecanismo de fixação de cadeiras de rodas 1.

Para a Secretária de Estado dos Transportes “a mobilidade representa, nos dias de hoje, um aspecto determinante da qualidade de vida das populações e um factor decisivo para a competitividade das regiões e para promover a coesão territorial e social (na qual) o Transporte Público, designadamente o sistema ferroviário metropolitano, é um dos pilares da estratégia para alcançar a mobilidade sustentável nos centros urbanos e áreas regionais”.

Quanto à extensão do Metropolitano de Lisboa, ela “apresenta actualmente uma rede de 35 km, face aos 8 km da rede inicial, com 48 estações, e com uma procura anual de cerca de 184 milhões de passageiros. Para além das obras actualmente em curso, está aprovada a execução de prolongamentos das linhas em exploração, nomeadamente das Linhas Azul, Amarela e Vermelha. Com a concretização destes prolongamentos, a rede do Metropolitano de Lisboa passará a ter cerca de 45 km e 58 estações” 2.

Agora o outro lado menos objectivo da notícia. Em estudo (sabe-se lá durante quanto mais anos) estão os prolongamentos da Linha Amarela do Rato a Alcântara, da Linha Vermelha do Aeroporto (estação não existente) ao Lumiar, prolongamento do Lumiar para o Colégio Militar e, na Linha Verde, de Telheiras à Pontinha. Só não existe é qualquer previsão temporal. Diz-se que está em estudo…

1. Ver “Metropolitano de Lisboa chega a Campolide em Maio de 2011, Público de 2007-05-16

2. Ver www.governo.gov.pt/Portal/PT/Governos/Governos_Constitucionais/GC17/Ministerios/MOPTC/Comunicacao/Intervencoes/20070515_MOPTC_Int_SET_Metropolitanos.htm

publicado por Sobreda às 00:39
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