Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CDU LUMIAR

Blogue conjunto do PCP e do PEV Lumiar. Participar é obrigatório! Vê também o sítio www.cdulumiar.no.sapo.pt

CDU LUMIAR

Blogue conjunto do PCP e do PEV Lumiar. Participar é obrigatório! Vê também o sítio www.cdulumiar.no.sapo.pt

Há 36 bairros perigosos em Lisboa

Sobreda, 10.03.09

À margem de uma reunião da Confederação Europeia de Polícia (EuroCOP), o director nacional da PSP adiantou, esta 2ª fª, que a Polícia de Segurança Pública identificou “36 bairros de risco” na zona de Lisboa.

Para a PSP, estes 36 bairros problemáticos referenciados na zona da Grande Lisboa apresentam “algum risco e ameaça à ordem pública”.
De seguida procedeu a uma análise sobre o tipo de criminalidade, ameaças e riscos existentes 1, mas sem identificar nem os referidos 36 bairros (quais são, onde estão?), nem as particularidades que permitiram catalogá-los como sendo de “risco”.
Os munícipes em geral teriam, provavelmente, ficado bem mais esclarecidos se lhes dissessem também se se incluem nalguma dessas zonas ou se a PSP tem prevista acções de policiamento de proximidade, ou seja, políticas preventivas, em vez de medidas repressivas.
Paralelamente, seria também relevante que a CML adoptasse medidas inclusivas para os problemas sociais e urbanísticos de alguns desses bairros, designadamente, através da sua reabilitação urbana.
Não basta - aqui d’el-rei - sacudir a ‘água do capote’ e pedir a outro órgão “explicações sobre a estratégia de policiamento de proximidade e a gestão da rede de esquadras” ou afirmar que distúrbios urbanos não passam de “casos de polícia” 2.
 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.