Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CDU LUMIAR

Blogue conjunto do PCP e do PEV Lumiar. Participar é obrigatório! Vê também o sítio www.cdulumiar.no.sapo.pt

CDU LUMIAR

Blogue conjunto do PCP e do PEV Lumiar. Participar é obrigatório! Vê também o sítio www.cdulumiar.no.sapo.pt

Limpeza urbana

Sobreda, 19.05.07

O Grupo Comunitário da Alta de Lisboa planeou no Bairro da Cruz Vermelha uma actividade de intervenção local na área do Ambiente, com a colaboração do CAF da Junta, do DHURS da CML, da Unidade de Revitalização Urbana e Gebalis, no final do mês de Março.

O dia começou com as crianças à caça do lixo por entre os lotes do bairro, talvez por a frequência da limpeza na Freguesia e na zona em particular não ser frequente. O resto da manhã foi ocupado com pinturas faciais, jogos lúdicos e fotografias. Da parte da tarde os presentes 'arregaçaram as mangas', vestiram t-shirts, pegaram em pincéis e ensaiaram umas quantas ‘aguarelas’. Ao fim de algumas horas o bairro passou a dispor de algumas caldeiras e alguns muros pintados. Com flores - já que a CML não tem dinheiro para plantar das verdadeiras - paredes alisadas e mesas coloridas.

Em conclusão, por umas horas todos foram ‘pintores’ ou ‘jardineiros’ procurando dar um ar mais simpático ao bairro. Terminada a breve acção de sensibilização volta tudo à estaca zero. Ou seja, o lixo indiferenciado e o mato por cortar. Mais uma intervenção cumprida para constar no Plano de Actividades dos serviços.

Entretanto, esta e outras Freguesias continuam a queixar-se da real falta de limpeza das áreas públicas. Há casos em que “cerca de 80% das queixas recebidas na Junta estão ligadas aos espaços verdes e à higiene urbana” 1. Quanto às casas degradadas os moradores a mais não puderam aspirar que ficar com umas florzinhas pintadas, porque... fica mais bonito.

1. Ver http://dn.sapo.pt/2007/01/07/cidades/maior_freguesia_lisboa_queixase_falt.html

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.