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Terça-feira, 22 de Maio de 2007

Acessos condicionados

As obras de ampliação da capacidade do Aeroporto de Lisboa têm implicado condicionamentos no trânsito na zona envolvente da Portela durante o mês de Maio, motivo pelo qual os acessos rodoviários ao aeroporto foram alterados a partir do dia 11, devido às obras do seu Plano de Desenvolvimento. Segundo a ANA, as obras representam um investimento de 350 milhões de euros, para aumentar a capacidade da actual estrutura, até à construção do aeroporto na Ota. A tutela admite, porém, que as mudanças, que incluem a criação de um terminal, não conseguirão suportar a subida de movimentos 1.

O acesso às partidas pela Rotunda do Relógio é quem sofre os maiores condicionamentos, mas em toda a zona circundante deverá ser “evitada a circulação” de veículos. Ou seja, quem circula no sentido aeroporto/Rotunda do Relógio deixa de poder aceder à Segunda Circular pela Alameda das Comunidades Portuguesas. O acesso até agora existente, construído aquando da Expo'98 em terrenos da ANA - Aeroportos de Portugal, passou a servir exclusivamente o Terminal 2. Nesse sentido continuarão a existir quatro faixas de rodagem, três das quais em túnel. No sentido ascendente, a Alameda passa a ter apenas duas vias de circulação, tendo também sido estudadas com a Carris mudanças quanto à localização das paragens. Estes trabalhos deverão prolongar-se por cerca de um mês.

Devido às obras, a ANA aconselha a que os automobilistas que não tenham como destino final o aeroporto não circulem nas ruas internas enquanto os trabalhos estiverem a decorrer. “Não vamos impedir ninguém, que venha de Figo Maduro, de utilizar a zona do aeroporto, mas aconselhamos a que não o façam durante a fase de obra”. Uma vez aberto ao tráfego o Terminal 2, o acesso de passageiros a esta infra-estrutura deverá ser feito “preferencialmente” de táxi ou nas navetes disponibilizadas pela ANA, uma vez que os parques de estacionamento apenas estarão disponíveis no próximo ano 2.

O actual plano de expansão pretende dar resposta ao aumento de passageiros previsto para os próximos anos. Para além das obras de alargamento, o número de aviões em pista para descolagem tem vindo a ser alargado, com a diminuição da distância entre os aparelhos para três milhas, contra as actuais cinco. O crescimento das operações da TAP e das companhias ‘low cost’ explica a necessidade de adaptar a infra-estrutura aeroportuária, que se tem afirmado como placa giratória entre a Europa e a América Latina 3.

Mas mesmo “este terminal não serve para resolver o problema do aumento do tráfego aéreo, pelo que o Governo teve de encontrar mais soluções alternativas, como o aeroporto militar de Figo Maduro e o aeródromo de Tires, no concelho de Cascais” 4, nem o novo terminal abre em Julho, pois, segundo previsões da ANA, as datas inicialmente previstas para a conclusão das obras derrapam para o mês de Agosto 5. Em termos de estacionamento é que não há grandes melhoras: quando abrir este Verão, apenas continuará a haver um acesso para largar passageiros 6.

1. Ver www.destak.pt/artigos.php?art=248 

2. Ver http://jn.sapo.pt/2007/05/04/pais/terminal_2_aeroporto_inaugurado_a_de.html 

3. Ver http://dn.sapo.pt/2007/02/08/economia/obras_avancam_aeroporto_lisboa_const.html

4. Ver http://sic.sapo.pt/online/noticias/pais/20070511-Novo+terminal+da+Portela+pronto+em+Agosto.htm

5. “Novo terminal de passageiros na Portela derrapa para Agosto”, DNotícias 2007-04-20, p. 14.

6. “Novo terminal descola”, Jornal da Região 2007-04-17, p. 6.

publicado por Sobreda às 01:47
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