Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CDU LUMIAR

Blogue conjunto do PCP e do PEV Lumiar. Participar é obrigatório! Vê também o sítio www.cdulumiar.no.sapo.pt

CDU LUMIAR

Blogue conjunto do PCP e do PEV Lumiar. Participar é obrigatório! Vê também o sítio www.cdulumiar.no.sapo.pt

Pequenas empresas querem inverter reabilitação desastrosa

Sobreda, 04.05.09

O Grémio das Empresas de Conservação e Restauro do Património Arquitectónico (Gecorpa) considera que a intervenção da CML ao nível da reabilitação “tem sido um desastre” e apela a que as obras recentemente anunciadas sejam entregues a pequenas empresas especializadas e não a grandes empreiteiros generalistas.

A instituição, que reúne cerca de 40 associados, vê com bons olhos o abandono pela autarquia das megaempreitadas, lembrando que em bairros históricos como a Mouraria há obras “paradas há anos e anos”. Isto, porque “o dinheiro acabou a meio”, depois de “as grandes empresas adjudicatárias se valerem das insuficiências e indefinições dos projectos e deixarem as obras”.
A melhor solução para o presidente do Gecorpa é entregar as 345 empreitadas que a CML pretende lançar a pequenas empresas vocacionadas para a reabilitação. Só estas têm a “qualificação” para o efeito, não avançando sem conhecerem os edifícios, o estado em que se encontram, os seus materiais e eventuais anomalias, além de dominarem a “tecnologia” necessária.
O mesmo técnico, e engenheiro civil, alerta para a necessidade de se apostar na qualidade dos projectos de execução, “senão surgem trabalhos a mais, que esgotam os montantes disponíveis para se fazer as empreitadas, que ficam a meio ou são aldrabadas”.
Lembra ainda a importância de esses projectos contemplarem a segurança dos edifícios, “em particular a sua resistência aos sismos”, salientando que essa intervenção estrutural “não agrava substancialmente o custo da intervenção”. “Não vale a pena termos edifícios muito bonitos, se as pessoas estão sujeitas a morrer lá dentro”, conclui.
 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.