Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CDU LUMIAR

Blogue conjunto do PCP e do PEV Lumiar. Participar é obrigatório! Vê também o sítio www.cdulumiar.no.sapo.pt

CDU LUMIAR

Blogue conjunto do PCP e do PEV Lumiar. Participar é obrigatório! Vê também o sítio www.cdulumiar.no.sapo.pt

Taxa de desemprego do INE contraria previsões do Governo

Sobreda, 14.08.09

A taxa de desemprego atingiu os 9,1% no segundo trimestre de 2009, o que representa um agravamento face aos 8,9% do primeiro trimestre do ano.

Os dados hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística indicam que o desemprego entre Abril e Junho sofreu um aumento de 1,8 pontos percentuais face aos 7,3% do período homólogo de 2008.
Este valor fica acima das previsões do Governo para o conjunto do ano (8,8%) e é ainda pior do que esperavam os analistas, que em média apontavam para que a taxa de desemprego chegasse aos 9% até Junho 1.
A CGTP veio de imediato defender que o aumento da taxa de desemprego no segundo trimestre levou o desemprego ao “valor mais elevado registado desde o 25 de Abril” em Portugal.
Para a Comissão Executiva da CGTP, é preocupante o facto de já ter sido ultrapassada a barreira dos 500 mil desempregados, realçando que “tem havido falhas nas políticas do Governo” 2.
Já em Maio passado, o secretário-geral da CGTP alertara ser necessário criar novas propostas de emprego para a juventude, de forma a acabar com a precariedade e os baixos salários 3.