Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CDU LUMIAR

Blogue conjunto do PCP e do PEV Lumiar. Participar é obrigatório! Vê também o sítio www.cdulumiar.no.sapo.pt

CDU LUMIAR

Blogue conjunto do PCP e do PEV Lumiar. Participar é obrigatório! Vê também o sítio www.cdulumiar.no.sapo.pt

Debate com os candidatos à CML

Sobreda, 06.07.07

O DNotícias organizou um debate entre os 11 candidatos (um deles faltou) à CML e alguns dos eleitores que irão avaliá-los. A matéria de maior concordância entre todos foi de que a Administração do Porto de Lisboa (APL) deverá ver os seus poderes limitados, perdendo competências na gestão da frente ribeirinha da cidade. Eis aqui transcrito um breve resumo das respostas do cabeça de lista da CDU.

Pedro Rebordão - Qual a posição de cada candidato e qual o papel que devem desempenhar em relação à Área Metropolitana de Lisboa?

Ruben de Carvalho - A área metropolitana não funciona porque tem um défice de funções e não lhe compensa intervir. Tem pouco para gerir, porque a Administração do Porto de Lisboa é tutelada pelo Governo, a CP é tutelada pelo Governo e para a área metropolitana fica apenas a coordenação. A área metropolitana tem que ser concebida de uma forma mais vasta e com funções e legitimidade política.

Maria Teresa Almeida - A organização administrativa da Câmara Municipal de Lisboa está ultrapassada. Será que a redução do número de freguesias lhe daria maior eficiência?

Ruben de Carvalho - Qualquer reorganização tem de ser feita com as populações, e reconheço que as realidades demográficas são da máxima importância. Defendo, no entanto, que mais importante que a questão das freguesias é olharmos para o todo da realidade metropolitana para se tratar de problema reais e importantes como os transportes.

João Cabral - Neste momento estamos sem executivo, está tudo parado. Como é que vão resolver o problema financeiro da câmara?

Ruben de Carvalho - A situação financeira tem sido utilizada nesta campanha, a meu ver de forma inaceitável, para justificar determinadas propostas políticas que os números não justificam. Por exemplo, passa-se a vida a falar das dívidas a fornecedores da câmara, confundindo-se a dívida a fornecedores com dívidas a curto prazo, e estas com as de médio prazo... Não se fala das dívidas do Estado à câmara ou das dívidas de empresas. A câmara tem, num passivo de cerca de 260 milhões de dívidas a fornecedores, cerca de 140 milhões de euros para cobrança.

 

Esclareça-se que ao todo são 17 os vereadores na CML, presidente incluído. A maioria faz-se com nove vereadores. O DN cita também uma sondagem revelando que ainda há 25% de indecisos. De Maio para cá, quando a primeira sondagem foi feita (onde a candidatura do anterior presidente era ainda uma incógnita), todos - menos Ruben - descem em intenções de voto.

Os resultados da sondagem do DN revelam que nenhum candidato tem maioria absoluta e que existem múltiplas escolhas para formar uma aliança ou acordo de princípios pós-eleitoral, apesar da divergência de soluções apresentadas. Importantes são por isso os princípios programáticos e não os lugares ou nomes de pessoas. Neste sentido, a CDU tem prometido constituir-se em “força alternativa” à gravosa gestão de direita dos últimos seis anos.

 

Ver http://dn.sapo.pt/2007/07/06/nacional

Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.