Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CDU LUMIAR

Blogue conjunto do PCP e do PEV Lumiar. Participar é obrigatório! Vê também o sítio www.cdulumiar.no.sapo.pt

CDU LUMIAR

Blogue conjunto do PCP e do PEV Lumiar. Participar é obrigatório! Vê também o sítio www.cdulumiar.no.sapo.pt

Lisboa é uma lição?

Sobreda, 18.07.07

Nem sonho, nem tradição. Tão grande foi o distanciamento que até a festa da vitória teve de vir de fora, transportada em autocarro.

Confirmaram-se as previsões. O novo presidente da Câmara de Lisboa não chegou aos sessenta mil votos. Apenas qualquer coisa como um décimo dos lisboetas recenseados votou em António Costa: chegou para ganhar e chegará para governar, mas também chega para reflectir.

As férias de Julho não são alheias à abstenção, mas não explicam o distanciamento de tanto lisboeta. Tão grande foi o distanciamento que até a festa da vitória teve de vir de fora, transportada em autocarro, com a contribuição de pacatos eleitores de outros municípios. São bem conhecidas as técnicas ‘para-eleitorais’, utilizadas pelas máquinas partidárias de modo a suprir carências da mobilização em comícios e manifestações.

Mas recorrer à presença organizada de eleitores do resto do País, para festejar uma eleição da capital, é, em dia de vitória, a mais clara confissão de derrota.

Há que repensar, em geral, como se faz e por que se faz política. A organização dos partidos políticos só pode abrir-se à sociedade, valorizando mais as pessoas e menos os aparelhos (…)

Passado o calafrio de Lisboa, é bem provável que no Governo e nestes partidos tudo fique praticamente na mesma. Que ninguém se surpreenda, portanto, se nos próximos actos eleitorais a abstenção continuar elevada e se aumentar a votação nos partidos mais radicais.

 

Ver www.correiodamanha.pt/noticia.asp?id=250388&idselect=93&idCanal=93&p=200

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.