Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CDU LUMIAR

Blogue conjunto do PCP e do PEV Lumiar. Participar é obrigatório! Vê também o sítio www.cdulumiar.no.sapo.pt

CDU LUMIAR

Blogue conjunto do PCP e do PEV Lumiar. Participar é obrigatório! Vê também o sítio www.cdulumiar.no.sapo.pt

Rio-me de me ver tão belo neste espelho

Sobreda, 01.08.07

Os portugueses assistiram à oportunidade que um canal televisivo deu ao primeiro-ministro de ter, não os seus tão falados 15 minutos de glória, mas muitos mais, para aí 30 ou 45. E, sem qualquer ponta de ironia, adianto que é perfeitamente natural o autoelogio após dois anos de mandato.

Mas, se aceito o autoelogio, muito menos aceito que o primeiro-ministro não tenha sido, nem de longe, tão categórico quando se tratou de responder a perguntas como as referentes ao Tratado da União Europeia ou à baixa de impostos. Se até então apenas se havia falado de certezas - a partir daí, passou a falar-se em dúvidas, em reticências, em respostas criptográficas. Parodiando um outro quase omnisciente comentador televisivo, darei, neste ponto, nota negativa ao primeiro-ministro. Só não posso falar em desilusão porque, assim sabia de antemão que ele se fecharia em copas ao chegar o momento de falar do que há que fazer.

Por fim, a entrevista andou a navegar no mar dos ‘faits divers’. Que são coisas decerto muito importantes para os interessados (e para as parangonas da comunicação social), mas não propriamente assuntos de Estado (com interesse para o dia a dia do cidadão comum). Por exemplo, as vaias que já fazem parte das aparições públicas do primeiro-ministro, os erros em provas de exame, os provincianos que por engano participam numa manifestação, as asneiras das juntas médicas, as crianças contratadas para a ‘mise-en-scène’ de uma interessante iniciativa oficial, a bufaria renascente, etc.

Aí, defendeu-se o melhor que pôde - mas trocaria(mos) todo o seu arrazoado por respostas inequívocas sobre assuntos mais abrangentes. Como a sua promessa eleitoral de que será referendado o Tratado da UE (ah!, ah!...), ou a garantia de que não serão razões eleitorais que farão baixar os impostos (ah!, ah!, outra vez...) 1.

É claro que isso não aconteceu... Alguém se atreve a rir por se (re)ver neste espelho? Promessas eleitorais... leva-as o vento.

 

Nota: A exclamação do título é retirada de Bianca Castafiore, personagem dos livros da série TinTin, eternamente apaixonada pelo capitão Haddock, cuja frase de eleição é: “Ah, rio de me ver tão bela neste espelho”. Assenta que nem uma luva...

1. Ler Sérgio de Andrade IN http://jn.sapo.pt/2007/07/31/opiniao/a_entrevista.html